Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O GÊNERO NOTÍCIA: PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102781
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 149
    "inscrito_id" => 4257
    "titulo" => "O GÊNERO NOTÍCIA: PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um plano de aula feito com base no estudo do gênero textual notícia, que se tornou ponto de partida para o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental por uma bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Língua Portuguesa. Como pressupostos teóricos, utilizamos Alves Filho (2011) e Bakhtin (2003) para o conhecimento da estrutura do gênero e a importância da participação no diálogo. A execução do plano de aula reflete principalmente na escrita dos discentes, foco de dificuldades na elaboração de produções textuais, e demonstra a importância de intervenções pedagógicas que levam em consideração o contexto de sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4257_TB149_20112023095344.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUYANE DA SILVA FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "SUYANE"
    "autor_email" => "suyane.freire.121@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102781
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 149
    "inscrito_id" => 4257
    "titulo" => "O GÊNERO NOTÍCIA: PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um plano de aula feito com base no estudo do gênero textual notícia, que se tornou ponto de partida para o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental por uma bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Língua Portuguesa. Como pressupostos teóricos, utilizamos Alves Filho (2011) e Bakhtin (2003) para o conhecimento da estrutura do gênero e a importância da participação no diálogo. A execução do plano de aula reflete principalmente na escrita dos discentes, foco de dificuldades na elaboração de produções textuais, e demonstra a importância de intervenções pedagógicas que levam em consideração o contexto de sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4257_TB149_20112023095344.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUYANE DA SILVA FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "SUYANE"
    "autor_email" => "suyane.freire.121@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Neste trabalho apresentamos um plano de aula feito com base no estudo do gênero textual notícia, que se tornou ponto de partida para o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental por uma bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Língua Portuguesa. Como pressupostos teóricos, utilizamos Alves Filho (2011) e Bakhtin (2003) para o conhecimento da estrutura do gênero e a importância da participação no diálogo. A execução do plano de aula reflete principalmente na escrita dos discentes, foco de dificuldades na elaboração de produções textuais, e demonstra a importância de intervenções pedagógicas que levam em consideração o contexto de sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.