Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA MULTISSERIADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104030
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1598
    "inscrito_id" => 872
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA MULTISSERIADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PA"
    "resumo" => "O presente artigo trata acerca das contribuições do PIBID em uma escola pública multisseriada na zona rural de Igarapé-Açu/PA tendo como objetivo geral evidenciar as contribuições do PIBID em uma escola pública multisseriada. A questão problema que norteou a nosso estudo partiu da seguinte pergunta. Quais as principais contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docencia em uma escola multisseriada na zona rural do município de igarapé-açu? A metodologia utilizada para analisar o objeto de estudo foi a pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo, a partir das vivências possibilitadas neste contexto multisseriado. A estrutura do nosso artigo está subdividida em subtópicos, inicialmente falamos sobre a importância do Programa para o ensino superior na formação do professor, em seguida trazemos as principais caraterísticas das classes multisseriadas. Os resultados desta pesquisa mostram que as contribuições do PIBID são de grande importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos das turmas multisseriadas, assim como um grande auxilio na prática pedagógica da professora que atua neste contexto."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID872_TB1598_25112023205648.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDEMIR DE SENA TRINDADE JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ALDEMIR JUNIOR"
    "autor_email" => "aldemirsena.2223@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104030
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1598
    "inscrito_id" => 872
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA MULTISSERIADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PA"
    "resumo" => "O presente artigo trata acerca das contribuições do PIBID em uma escola pública multisseriada na zona rural de Igarapé-Açu/PA tendo como objetivo geral evidenciar as contribuições do PIBID em uma escola pública multisseriada. A questão problema que norteou a nosso estudo partiu da seguinte pergunta. Quais as principais contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docencia em uma escola multisseriada na zona rural do município de igarapé-açu? A metodologia utilizada para analisar o objeto de estudo foi a pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo, a partir das vivências possibilitadas neste contexto multisseriado. A estrutura do nosso artigo está subdividida em subtópicos, inicialmente falamos sobre a importância do Programa para o ensino superior na formação do professor, em seguida trazemos as principais caraterísticas das classes multisseriadas. Os resultados desta pesquisa mostram que as contribuições do PIBID são de grande importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos das turmas multisseriadas, assim como um grande auxilio na prática pedagógica da professora que atua neste contexto."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID872_TB1598_25112023205648.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDEMIR DE SENA TRINDADE JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ALDEMIR JUNIOR"
    "autor_email" => "aldemirsena.2223@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente artigo trata acerca das contribuições do PIBID em uma escola pública multisseriada na zona rural de Igarapé-Açu/PA tendo como objetivo geral evidenciar as contribuições do PIBID em uma escola pública multisseriada. A questão problema que norteou a nosso estudo partiu da seguinte pergunta. Quais as principais contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docencia em uma escola multisseriada na zona rural do município de igarapé-açu? A metodologia utilizada para analisar o objeto de estudo foi a pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo, a partir das vivências possibilitadas neste contexto multisseriado. A estrutura do nosso artigo está subdividida em subtópicos, inicialmente falamos sobre a importância do Programa para o ensino superior na formação do professor, em seguida trazemos as principais caraterísticas das classes multisseriadas. Os resultados desta pesquisa mostram que as contribuições do PIBID são de grande importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos das turmas multisseriadas, assim como um grande auxilio na prática pedagógica da professora que atua neste contexto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.