Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA SPAECE PARA A GESTÃO DE APRENDIZAGENS."

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101178
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8889
    "inscrito_id" => 22948
    "titulo" => ""AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA SPAECE PARA A GESTÃO DE APRENDIZAGENS.""
    "resumo" => "Este artigo tem como objeto de estudo as contribuições dos resultados das avaliações externas de larga escala - SPAECE Alfa, para a construção de boas práticas de gestão para a aprendizagem. Assim, justifica-se a partir dos debates recorrentes no ambiente de formação continuada de gestão sobre os desafios enfrentados para se obter bons resultados de aprendizagens das crianças matriculadas no 2° ano da rede de ensino do município de Acopiara-CE. Durante o ano letivo, são realizadas as avaliações de entrada para diagnosticar a situação de aprendizagem dos alunos e, nesse processo, é realizada a avaliação formativa para observar o que os alunos consolidaram e o que é necessário replanejar na rota de ensino para a obtenção das metas desejadas. Nessa perspectiva, traz como objetivo geral compreender como acontecem as práticas pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, com base nos resultados das avaliações externas, e como objetivos específicos: analisar as práticas pedagógicas realizadas nessa etapa, nas instituições de ensino; refletir sobre as estratégias aplicadas para o alcance de resultados positivos e discutir estratégias de aprendizagem a partir dos resultados das avaliações de larga escala realizadas no ano de 2022 e 2023. O estudo caracteriza-se como quantitativo, já que serão avaliados os resultados das avaliações SPAECE Alfa 2022; e qualitativo, com vistas à análise teórica apoiada nas contribuições de Luckesi (2014) e Tyler (1934) sobre avaliação da aprendizagem, e nas reflexões de Look (2011) sobre gestão pedagógica. Conclui-se que, mesmo com muitos investimentos na aplicabilidade de avaliações externas e em formações continuadas de gestão sobre o tema, ainda se constata que o processo de gestão precisa ser melhor qualificado no tocante às estratégias de consolidação das habilidades para a garantia do sucesso do processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22948_TB8889_21082023195715.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ELIANE TEIXEIRA DA COSTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "elyteixeira946@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101178
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8889
    "inscrito_id" => 22948
    "titulo" => ""AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA SPAECE PARA A GESTÃO DE APRENDIZAGENS.""
    "resumo" => "Este artigo tem como objeto de estudo as contribuições dos resultados das avaliações externas de larga escala - SPAECE Alfa, para a construção de boas práticas de gestão para a aprendizagem. Assim, justifica-se a partir dos debates recorrentes no ambiente de formação continuada de gestão sobre os desafios enfrentados para se obter bons resultados de aprendizagens das crianças matriculadas no 2° ano da rede de ensino do município de Acopiara-CE. Durante o ano letivo, são realizadas as avaliações de entrada para diagnosticar a situação de aprendizagem dos alunos e, nesse processo, é realizada a avaliação formativa para observar o que os alunos consolidaram e o que é necessário replanejar na rota de ensino para a obtenção das metas desejadas. Nessa perspectiva, traz como objetivo geral compreender como acontecem as práticas pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, com base nos resultados das avaliações externas, e como objetivos específicos: analisar as práticas pedagógicas realizadas nessa etapa, nas instituições de ensino; refletir sobre as estratégias aplicadas para o alcance de resultados positivos e discutir estratégias de aprendizagem a partir dos resultados das avaliações de larga escala realizadas no ano de 2022 e 2023. O estudo caracteriza-se como quantitativo, já que serão avaliados os resultados das avaliações SPAECE Alfa 2022; e qualitativo, com vistas à análise teórica apoiada nas contribuições de Luckesi (2014) e Tyler (1934) sobre avaliação da aprendizagem, e nas reflexões de Look (2011) sobre gestão pedagógica. Conclui-se que, mesmo com muitos investimentos na aplicabilidade de avaliações externas e em formações continuadas de gestão sobre o tema, ainda se constata que o processo de gestão precisa ser melhor qualificado no tocante às estratégias de consolidação das habilidades para a garantia do sucesso do processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22948_TB8889_21082023195715.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ELIANE TEIXEIRA DA COSTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "elyteixeira946@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo as contribuições dos resultados das avaliações externas de larga escala - SPAECE Alfa, para a construção de boas práticas de gestão para a aprendizagem. Assim, justifica-se a partir dos debates recorrentes no ambiente de formação continuada de gestão sobre os desafios enfrentados para se obter bons resultados de aprendizagens das crianças matriculadas no 2° ano da rede de ensino do município de Acopiara-CE. Durante o ano letivo, são realizadas as avaliações de entrada para diagnosticar a situação de aprendizagem dos alunos e, nesse processo, é realizada a avaliação formativa para observar o que os alunos consolidaram e o que é necessário replanejar na rota de ensino para a obtenção das metas desejadas. Nessa perspectiva, traz como objetivo geral compreender como acontecem as práticas pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, com base nos resultados das avaliações externas, e como objetivos específicos: analisar as práticas pedagógicas realizadas nessa etapa, nas instituições de ensino; refletir sobre as estratégias aplicadas para o alcance de resultados positivos e discutir estratégias de aprendizagem a partir dos resultados das avaliações de larga escala realizadas no ano de 2022 e 2023. O estudo caracteriza-se como quantitativo, já que serão avaliados os resultados das avaliações SPAECE Alfa 2022; e qualitativo, com vistas à análise teórica apoiada nas contribuições de Luckesi (2014) e Tyler (1934) sobre avaliação da aprendizagem, e nas reflexões de Look (2011) sobre gestão pedagógica. Conclui-se que, mesmo com muitos investimentos na aplicabilidade de avaliações externas e em formações continuadas de gestão sobre o tema, ainda se constata que o processo de gestão precisa ser melhor qualificado no tocante às estratégias de consolidação das habilidades para a garantia do sucesso do processo de alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.