A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99952 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6994 "inscrito_id" => 13608 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "A participação de pessoas com deficiência visual nos processos de ensino-aprendizagem com equidade de oportunidades tem sido um desafio constante para educadores e profissionais da área da educação. A utilização de tecnologia assistiva surge como uma das alternativas promissoras para remoção de barreiras que ampliam os modos de participação. Tem-se por objetivo neste estudo caracterizar o papel da tecnologia assistiva no contexto de ensino aprendizagem de pessoas cegas e de baixa visão. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com análise de conteúdo de artigos científicos, localizados no Portal de Periódicos CAPES, publicados no Brasil nos últimos 10 anos, que abordam a utilização de tecnologia assistiva em práticas educativas com pessoas com deficiência visual no ensino de matemática. Os descritores utilizados nas buscas foram: “Tecnologia Assistiva AND Matemática”. Com os resultados e discussões da revisão bibliográfica, foram identificadas demandas específicas enfrentadas por pessoas com deficiência visual no ambiente educacional. A falta de acesso a materiais impressos e a necessidade de estratégias de aprendizagem que respeitem as diferenças no modo de expressão e participação de cada sujeito são alguns dos desafios identificados. A partir dessas demandas, a tecnologia assistiva desempenha um papel fundamental, fornecendo ferramentas e recursos que facilitam o acesso ao conhecimento e à participação ativa nas atividades educacionais. Com essa revisão, podemos aprofundar nossa compreensão quanto à utilização e abordagem da tecnologia assistiva nas práticas de ensino e de aprendizagem. Com a socialização desse trabalho buscamos provocar reflexões que possam contribuir para redução de barreiras no ensino e na aprendizagem de pessoas cegas e/ou com baixa visão, visando romper com a lógica de procedimentos metodológicos que são homogeneizadores e que não acolhem a diversidade de características dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13608_TB6994_20062023215400.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA TARACHUCKY MOREIRA" "autor_nome_curto" => "LETICIA" "autor_email" => "leticia.tarachucky@gmail." "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99952 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6994 "inscrito_id" => 13608 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "A participação de pessoas com deficiência visual nos processos de ensino-aprendizagem com equidade de oportunidades tem sido um desafio constante para educadores e profissionais da área da educação. A utilização de tecnologia assistiva surge como uma das alternativas promissoras para remoção de barreiras que ampliam os modos de participação. Tem-se por objetivo neste estudo caracterizar o papel da tecnologia assistiva no contexto de ensino aprendizagem de pessoas cegas e de baixa visão. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com análise de conteúdo de artigos científicos, localizados no Portal de Periódicos CAPES, publicados no Brasil nos últimos 10 anos, que abordam a utilização de tecnologia assistiva em práticas educativas com pessoas com deficiência visual no ensino de matemática. Os descritores utilizados nas buscas foram: “Tecnologia Assistiva AND Matemática”. Com os resultados e discussões da revisão bibliográfica, foram identificadas demandas específicas enfrentadas por pessoas com deficiência visual no ambiente educacional. A falta de acesso a materiais impressos e a necessidade de estratégias de aprendizagem que respeitem as diferenças no modo de expressão e participação de cada sujeito são alguns dos desafios identificados. A partir dessas demandas, a tecnologia assistiva desempenha um papel fundamental, fornecendo ferramentas e recursos que facilitam o acesso ao conhecimento e à participação ativa nas atividades educacionais. Com essa revisão, podemos aprofundar nossa compreensão quanto à utilização e abordagem da tecnologia assistiva nas práticas de ensino e de aprendizagem. Com a socialização desse trabalho buscamos provocar reflexões que possam contribuir para redução de barreiras no ensino e na aprendizagem de pessoas cegas e/ou com baixa visão, visando romper com a lógica de procedimentos metodológicos que são homogeneizadores e que não acolhem a diversidade de características dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13608_TB6994_20062023215400.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA TARACHUCKY MOREIRA" "autor_nome_curto" => "LETICIA" "autor_email" => "leticia.tarachucky@gmail." "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }