A anatomia humana desempenha um papel fundamental no currículo dos estudantes das áreas de ciências biológicas, fornecendo um conhecimento aprofundado sobre a estrutura e o funcionamento do corpo humano. No entanto, o processo de ensino e aprendizagem em anatomia humana pode ser desafiador, exigindo abordagens pedagógicas eficazes e estratégias de ensino adequadas. Desta forma, este estudo teve como objetivo investigar as percepções dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo, em relação ao processo de ensino e aprendizagem em anatomia humana. Buscou-se compreender as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes ao aprenderem essa disciplina, bem como explorar as estratégias de ensino utilizadas e as principais dificuldades enfrentadas. Para isto, foi adotada uma metodologia mista, combinando abordagens quantitativas e qualitativas, tendo a coleta de dados sido realizada por meio de questionários estruturados eletrônico, disponibilizado via redes sociais. A análise dos dados foi realizada de forma integrada, combinando a análise da frequência de resposta dos questionários com a análise de conteúdo dos questionários. Foi observado que a instituição investigada não apresenta laboratório próprio para a disciplina de Anatomia Humana, mesmo assim 90% dos respondentes afirmam que já tiveram alguma aula prática ao longo das disciplinas, enquanto apenas 10% afirma nunca terem tido. Cerca de 90% dos respondes afirmam que as disciplinas relacionadas à anatomia humana apresentam um grau de moderado a muito difícil, tendo como principais raízes para estas afirmações a dificuldade no processo de aprendizagem (60%), ausência de estrutura e recursos pedagógicos (25%) e ausência de métodos mais ativos de ensino (15%). Sendo assim, espera-se que este estudo contribua para o diagnóstico e aprimoramento do processo educacional, fornecendo informações que possam auxiliar na adaptação e no desenvolvimento de abordagens de ensino mais eficazes.