FABU(R)LAR FORMAÇÕES: TORNAR-SE DOCENTE, EM DEVIR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99801 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6789 "inscrito_id" => 16922 "titulo" => "FABU(R)LAR FORMAÇÕES: TORNAR-SE DOCENTE, EM DEVIR" "resumo" => "Este texto se propõe a problematizar a formação docente. Em conexão com uma pesquisa de doutorado, que se ocupa com seus modos de constituição, coloca o problema da formação em termos de pensamento. Nesse exercício, levar a formação até o limite do que ela pode produzir implica em desafiar a ideia de um processo ancorado na noção de futuro, sustentado por um modelo normativo de sua realização. Trata-se de um processo formativo enquanto movimento, na imanência, sempre produção de algo novo, em um tornar-se docente. Um tornar-se, em Nietzsche, que interroga e experimenta formações em processualidades, com as forças que atuam tramando subjetividades. Docência que, ao se exercer, afirma e se afirma, cria e inventa a todo momento. A proposta escapa à análise de uma única forma de interpretação, abre-se à interpretações múltiplas; afirma uma formação como existência e resistência, não como forma invariável. Traz exercícios de experimentação em um fabu(r)lar com o que se deu junto às vidas que atravessaram o caminho da pesquisa. O que está em jogo são as relações de poder, os jogos de força na luta contra o ideal de educação, de formação, de vida. Nesse cenário, um corpo-professora-pesquisadora experimenta outros possíveis com o exercício das docências em suas múltiplas facetas. Pura variação de formas! Um constituir-se docente entre processos de dessubjetivação, enquanto produção de si e de mundos. Potência do Falso!" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16922_TB6789_04072023145858.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PAULA PINTO DOS SANTOS BELCAVELLO" "autor_nome_curto" => "M.ª Belcavello" "autor_email" => "mariapaulaufjf@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99801 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6789 "inscrito_id" => 16922 "titulo" => "FABU(R)LAR FORMAÇÕES: TORNAR-SE DOCENTE, EM DEVIR" "resumo" => "Este texto se propõe a problematizar a formação docente. Em conexão com uma pesquisa de doutorado, que se ocupa com seus modos de constituição, coloca o problema da formação em termos de pensamento. Nesse exercício, levar a formação até o limite do que ela pode produzir implica em desafiar a ideia de um processo ancorado na noção de futuro, sustentado por um modelo normativo de sua realização. Trata-se de um processo formativo enquanto movimento, na imanência, sempre produção de algo novo, em um tornar-se docente. Um tornar-se, em Nietzsche, que interroga e experimenta formações em processualidades, com as forças que atuam tramando subjetividades. Docência que, ao se exercer, afirma e se afirma, cria e inventa a todo momento. A proposta escapa à análise de uma única forma de interpretação, abre-se à interpretações múltiplas; afirma uma formação como existência e resistência, não como forma invariável. Traz exercícios de experimentação em um fabu(r)lar com o que se deu junto às vidas que atravessaram o caminho da pesquisa. O que está em jogo são as relações de poder, os jogos de força na luta contra o ideal de educação, de formação, de vida. Nesse cenário, um corpo-professora-pesquisadora experimenta outros possíveis com o exercício das docências em suas múltiplas facetas. Pura variação de formas! Um constituir-se docente entre processos de dessubjetivação, enquanto produção de si e de mundos. Potência do Falso!" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16922_TB6789_04072023145858.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PAULA PINTO DOS SANTOS BELCAVELLO" "autor_nome_curto" => "M.ª Belcavello" "autor_email" => "mariapaulaufjf@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }