A EVASÃO ESCOLAR DE MULHERES NEGRAS COMO UM FENÔMENO INTERSECCIONAL : UMA ANÁLISE PELA LENTE BIOGRÁFICA DE BELL HOOKS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97218 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3402 "inscrito_id" => 15555 "titulo" => "A EVASÃO ESCOLAR DE MULHERES NEGRAS COMO UM FENÔMENO INTERSECCIONAL : UMA ANÁLISE PELA LENTE BIOGRÁFICA DE BELL HOOKS" "resumo" => "O objetivo deste artigo é elucidar o contexto causal da evasão escolar de mulheres negras no Brasil enquanto fenômeno interseccional. A metodologia da pesquisa é de abordagem quantitativa, feita a partir das estatísticas sobre evasão escolar e qualitativa, feita a partir da análise bibliográfica, utilizadas para responder às questões e objetivos propostos. Como referencial teórico, utilizamos autoras como: Bilge (2009), Hooks (2013), e Hirata (2014) e dados do site oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir da articulação entre o fenômeno da evasão e os parâmetros discursivos da interseccionalidade, conclui-se que a evasão impacta especificamente a realidade das mulheres negras, haja vista que os marcadores de discriminação socio-raciais aglutinam-se e se intensificam mais na medida em que os estigmas se concetram na classe, na cor e no gênero. A isto, uma decomposição sumária da vida e formação educativa de bell hooks, em sua intersecção com a epistemologia vívida de Paulo Freire, dão-nos um amparo à reflexão sobre a conjuntura sócio-histórica de subjacência do feminismo negro, e as conformações da luta pela elevação do seu protagonismo nos cenários de êxito escolar, como via direta para a decolonização de uma herança imperialista regada por marginalizações, violências e silenciamentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15555_TB3402_20112023135144.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA DE MORAES COSTA PAIM" "autor_nome_curto" => "ISABELLA PAIM" "autor_email" => "isabella.paim@iced.ufpa.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97218 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3402 "inscrito_id" => 15555 "titulo" => "A EVASÃO ESCOLAR DE MULHERES NEGRAS COMO UM FENÔMENO INTERSECCIONAL : UMA ANÁLISE PELA LENTE BIOGRÁFICA DE BELL HOOKS" "resumo" => "O objetivo deste artigo é elucidar o contexto causal da evasão escolar de mulheres negras no Brasil enquanto fenômeno interseccional. A metodologia da pesquisa é de abordagem quantitativa, feita a partir das estatísticas sobre evasão escolar e qualitativa, feita a partir da análise bibliográfica, utilizadas para responder às questões e objetivos propostos. Como referencial teórico, utilizamos autoras como: Bilge (2009), Hooks (2013), e Hirata (2014) e dados do site oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir da articulação entre o fenômeno da evasão e os parâmetros discursivos da interseccionalidade, conclui-se que a evasão impacta especificamente a realidade das mulheres negras, haja vista que os marcadores de discriminação socio-raciais aglutinam-se e se intensificam mais na medida em que os estigmas se concetram na classe, na cor e no gênero. A isto, uma decomposição sumária da vida e formação educativa de bell hooks, em sua intersecção com a epistemologia vívida de Paulo Freire, dão-nos um amparo à reflexão sobre a conjuntura sócio-histórica de subjacência do feminismo negro, e as conformações da luta pela elevação do seu protagonismo nos cenários de êxito escolar, como via direta para a decolonização de uma herança imperialista regada por marginalizações, violências e silenciamentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15555_TB3402_20112023135144.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA DE MORAES COSTA PAIM" "autor_nome_curto" => "ISABELLA PAIM" "autor_email" => "isabella.paim@iced.ufpa.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }