O presente resumo versa sobre o uso do podcast como ferramenta metodológica para promover a inclusão dos bebês, crianças e famílias atendidas pelos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil- LDI e de Desenvolvimento Humano- LDH, da Universidade Federal de Viçosa- UFV. Diante da conjuntura de pandemia do Covid-19, em que as crianças se encontravam em distanciamento social com suas famílias, percebeu-se que muitas crianças com e sem deficiências não estavam participando das atividades propostas no dia a dia. A partir desse contexto, surgiu a ideia da construção de um podcast para crianças em que elas pudessem ouvir histórias, estar em contato com os elementos da instituição para resgatar a memória e a noção de pertencimento, e também ter a oportunidade de serem ouvidas e participarem ativamente das atividades propostas dos programas. O POPI, Programa Ouvir para Incluir teve como objetivo produzir um programa lúdico semanal em formato de podcast como instrumento metodológico para promover a inclusão social e cultural e contribuir para o desenvolvimento integral de bebês, crianças e famílias atendidas no (LDI) e (LDH) da UFV, bem como da comunidade viçosense em geral no contexto da pandemia do covid-19. Ao todo foram criados 13 episódios em 3 Temporadas, intercalados entre programas temáticos e contações de histórias, todos com participação ativa das crianças e famílias e também das professoras dos laboratórios. A proposta de Podcast proporcionou ludicidade, diversão, cultura, entretenimento, informação para comunidade, interação – ainda que de maneira remota – bem como escuta das crianças e suas famílias, atendendo às suas necessidades e contribuindo para as novas experiências a distância.