Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS - EJAI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99729
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6691
    "inscrito_id" => 7647
    "titulo" => "DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS - EJAI"
    "resumo" => "Este trabalho visa relatar e discutir sobre a formação continuada de professores no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos EJAI, a partir de uma vivência de estágio realizada por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Castanhal, como métodos avaliativos de uma disciplina. A pesquisa foi realizada com um grupo de professores da Educação de Jovens Adultos e Idosos EJAI, de uma escola da rede municipal de ensino, Maria de Nazaré Gomes Torres localizada respectivamente no município de Castanhal - Pa. Participaram da pesquisa cerca de 15 professores da própria escola, com faixa etária de 25 à 50 anos. O trabalho foi realizada no período de quinze dias, entre coleta de dados e observações pessoais das autoras. Durante esse período levantou-se vários questionamentos sobre os desafios enfrentados da formação continuada por esses profissionais, além de que a pesquisa nos proporciona uma reflexão mais profunda dos desafios dessa modalidade educacional. Este momento teve como objetivo, identificar os desafios enfrentados da formação continuada de professores da EJAI, enaltece a importância de melhorar a qualidade do ensino, atender as necessidades dos estudantes, valorizar os professores, promover seu desenvolvimento profissional e acima de tudo para transformação social por meio da educação. O trabalho buscou compreender os principais desafios enfrentados por esses profissionais em sua formação continuada a partir de uma perspectiva fundamentada em teorias sociólogas e filosóficas de autores que discutem a importância da formação continuada de qualidade dos professores. Como resultado, a experiência permitiu não só conhecer as particularidades desses profissionais, como também se promover melhorias na prática docente, promover equidade e inclusão, além de contribuir para o avanço e desenvolvimento da educação de Jovens, Adultos e Idosos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7647_TB6691_20112023005940.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE GABRIELA LOPES TRAVASSOS"
    "autor_nome_curto" => "ALICE LOPES"
    "autor_email" => "alicegabrielalopes@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99729
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6691
    "inscrito_id" => 7647
    "titulo" => "DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS - EJAI"
    "resumo" => "Este trabalho visa relatar e discutir sobre a formação continuada de professores no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos EJAI, a partir de uma vivência de estágio realizada por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Castanhal, como métodos avaliativos de uma disciplina. A pesquisa foi realizada com um grupo de professores da Educação de Jovens Adultos e Idosos EJAI, de uma escola da rede municipal de ensino, Maria de Nazaré Gomes Torres localizada respectivamente no município de Castanhal - Pa. Participaram da pesquisa cerca de 15 professores da própria escola, com faixa etária de 25 à 50 anos. O trabalho foi realizada no período de quinze dias, entre coleta de dados e observações pessoais das autoras. Durante esse período levantou-se vários questionamentos sobre os desafios enfrentados da formação continuada por esses profissionais, além de que a pesquisa nos proporciona uma reflexão mais profunda dos desafios dessa modalidade educacional. Este momento teve como objetivo, identificar os desafios enfrentados da formação continuada de professores da EJAI, enaltece a importância de melhorar a qualidade do ensino, atender as necessidades dos estudantes, valorizar os professores, promover seu desenvolvimento profissional e acima de tudo para transformação social por meio da educação. O trabalho buscou compreender os principais desafios enfrentados por esses profissionais em sua formação continuada a partir de uma perspectiva fundamentada em teorias sociólogas e filosóficas de autores que discutem a importância da formação continuada de qualidade dos professores. Como resultado, a experiência permitiu não só conhecer as particularidades desses profissionais, como também se promover melhorias na prática docente, promover equidade e inclusão, além de contribuir para o avanço e desenvolvimento da educação de Jovens, Adultos e Idosos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7647_TB6691_20112023005940.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE GABRIELA LOPES TRAVASSOS"
    "autor_nome_curto" => "ALICE LOPES"
    "autor_email" => "alicegabrielalopes@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho visa relatar e discutir sobre a formação continuada de professores no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos EJAI, a partir de uma vivência de estágio realizada por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Castanhal, como métodos avaliativos de uma disciplina. A pesquisa foi realizada com um grupo de professores da Educação de Jovens Adultos e Idosos EJAI, de uma escola da rede municipal de ensino, Maria de Nazaré Gomes Torres localizada respectivamente no município de Castanhal - Pa. Participaram da pesquisa cerca de 15 professores da própria escola, com faixa etária de 25 à 50 anos. O trabalho foi realizada no período de quinze dias, entre coleta de dados e observações pessoais das autoras. Durante esse período levantou-se vários questionamentos sobre os desafios enfrentados da formação continuada por esses profissionais, além de que a pesquisa nos proporciona uma reflexão mais profunda dos desafios dessa modalidade educacional. Este momento teve como objetivo, identificar os desafios enfrentados da formação continuada de professores da EJAI, enaltece a importância de melhorar a qualidade do ensino, atender as necessidades dos estudantes, valorizar os professores, promover seu desenvolvimento profissional e acima de tudo para transformação social por meio da educação. O trabalho buscou compreender os principais desafios enfrentados por esses profissionais em sua formação continuada a partir de uma perspectiva fundamentada em teorias sociólogas e filosóficas de autores que discutem a importância da formação continuada de qualidade dos professores. Como resultado, a experiência permitiu não só conhecer as particularidades desses profissionais, como também se promover melhorias na prática docente, promover equidade e inclusão, além de contribuir para o avanço e desenvolvimento da educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.