Este trabalho visa relatar e discutir sobre a formação continuada de professores no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos EJAI, a partir de uma vivência de estágio realizada por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Castanhal, como métodos avaliativos de uma disciplina. A pesquisa foi realizada com um grupo de professores da Educação de Jovens Adultos e Idosos EJAI, de uma escola da rede municipal de ensino, Maria de Nazaré Gomes Torres localizada respectivamente no município de Castanhal - Pa. Participaram da pesquisa cerca de 15 professores da própria escola, com faixa etária de 25 à 50 anos. O trabalho foi realizada no período de quinze dias, entre coleta de dados e observações pessoais das autoras. Durante esse período levantou-se vários questionamentos sobre os desafios enfrentados da formação continuada por esses profissionais, além de que a pesquisa nos proporciona uma reflexão mais profunda dos desafios dessa modalidade educacional. Este momento teve como objetivo, identificar os desafios enfrentados da formação continuada de professores da EJAI, enaltece a importância de melhorar a qualidade do ensino, atender as necessidades dos estudantes, valorizar os professores, promover seu desenvolvimento profissional e acima de tudo para transformação social por meio da educação. O trabalho buscou compreender os principais desafios enfrentados por esses profissionais em sua formação continuada a partir de uma perspectiva fundamentada em teorias sociólogas e filosóficas de autores que discutem a importância da formação continuada de qualidade dos professores. Como resultado, a experiência permitiu não só conhecer as particularidades desses profissionais, como também se promover melhorias na prática docente, promover equidade e inclusão, além de contribuir para o avanço e desenvolvimento da educação de Jovens, Adultos e Idosos.