Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E METODOLOGIA INVESTIGATIVA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA TERCEIRA LEI DE NEWTON

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho foi gestado a partir de inquietações sobre como realizar uma aprendizagem significativa ausubeliana das Leis de Newton no ensino médio, em especial a Lei da ação e reação. É uma pesquisa de método qualitativo, tendo foguete construído de garrafa PET como aparato experimental. Foi implementado em uma turma do 1° ano com 31 discentes do ensino médio da escola Olinto Victor, localizada no bairro da Várzea, cidade de Recife – PE. Os referenciais metodológicos utilizados foram a metodologia investigativa e os três momentos pedagógicos de Delizoicov. Como primeiro momento, problematização inicial, houve a apresentação de um pequeno documentário sobre o contexto histórico da corrida espacial entre a então União Soviética e Estados Unidos, durante a guerra fria – segunda metade do século XX. Após esse primeiro momento, foi pedido à turma que, individualmente, respondessem, através da plataforma digital Mentimeter, com uma ou poucas palavras, a seguinte pergunta: “Qual princípio da física explica a subida do foguete?” Foi, então, construída a primeira nuvem de palavras. Organização do conhecimento, segundo momento, foi abordado e debatido o tema ação e reação, com uso de foguete feito de garrafa PET como ação investigativa experimental problematizadora e incentivadora de inquietações. Para o terceiro momento, aplicação do conhecimento, foi realizado um grande debate livre na turma sobre o documentário, como material contextualizador, e sobre como funciona o foguete artesanal usado, através da compreensão da Lei de ação e reação. Após os intensos debates, foi pedido à turma que respondesse, também individualmente, a mesma pergunta feita anteriormente, também através da plataforma Mentimeter, sendo coletada uma segunda nuvem de palavras. A análise das duas nuvens de palavras mostrou um grande avanço conceitual da turma sobre o conceito de ação e reação, demonstrando aumento da subsunção ausubeliana dos educandos.

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