O presente trabalho de pesquisa busca aprofundar e explorar discussões e reflexões que integram a utilização das principais metodologias ativas para uma aprendizagem significativa de Matemática, especialmente, como essas estratégias metodológicas podem potencializar e contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem desse componente curricular na educação básica e superior, que predominantemente, adotam o modelo tradicional colocando o professor como centro de todo o processo de ensino-aprendizagem em detrimento da participação ativa do estudante, limitando a ação de ensinar na transmissão e memorização dos conteúdos com o uso de ferramentas como o quadro branco e pincel para repassar os conceitos de matemática. É notória a necessidade de mudanças para superação desses problemas, oriundos de uma educação tradicional bancária, em que há pouca diversificação de práticas metodológicas ativas nas instituições de ensino, inovando em práticas que tirem os alunos da passividade e o tornem autônomos, críticos, reflexivo e participativo como sujeitos responsáveis por sua formação. É relevante compreender como as metodologias ativas podem transformar essa realidade e favorecer a adoção de práticas inovadoras que auxiliem na aprendizagem, tornando o estudante o agente principal na construção de seus conhecimentos. A adoção do termo metodologias ativas se deu pelo fato de, no contexto das práticas pedagógicas de aprendizagem desenvolvidas pelos educadores, proporcionarem atividades teóricas, metodologias e práticas desafiadoras no ambiente da sala de aula, as quais propiciem aos estudantes vivenciarem novos horizontes e que estes sejam capazes de desenvolver sua criticidade e participarem ativamente por meio de situações de aprendizagem propostas pelo docente com foco na investigação e desenvolvimento de competências, saberes, conhecimentos e aprendizagem significativa cooperativa e colaborativa.