Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES ENTRE ASPECTOS MOTORES, COGNITIVOS E AFETIVOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99337
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6173
    "inscrito_id" => 21641
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES ENTRE ASPECTOS MOTORES, COGNITIVOS E AFETIVOS"
    "resumo" => "A psicomotricidade envolve a relação entre o corpo e a mente, destacando a interação entre os aspectos motores, cognitivos e afetivos. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva ampliar discussões sobre o papel fundamental desempenhado pela psicomotricidade no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança, proporcionando experiências e vivências corporais que favorecem o fortalecimento das habilidades motoras, perceptivas e emocionais, no contexto da educação infantil. É importante considerar, ainda, que as atividades psicomotoras, como jogos, brincadeiras e exercícios de equilíbrio, coordenação e percepção auxiliam no desenvolvimento das habilidades motoras finas e grossas, melhoram a capacidade de concentração, promovem a integração social, estimulam a criatividade e a imaginação, ajudando a criança a adquirir noções de tempo, espaço e lateralidade. Além disso, a prática psicomotora na educação infantil contribui para a formação da identidade e da autonomia da criança, ao permitir que ela explore seu corpo e como ele se comporta no espaço, e assim descubra suas capacidades e limitações, e desenvolva confiança em si mesma. No referencial teórico metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica para conceituar psicomotricidade e suas contribuições no desenvolvimento infantil. No que se refere aos resultados obtidos, observa-se que a prática de atividades psicomotoras, na educação infantil, contribui de maneira significativa para o desenvolvimento das crianças, tendo em vista que esta vai além do aspecto físico, abrangendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo, dando à criança o poder de expressar suas emoções, desenvolvendo autoestima e autoconfiança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21641_TB6173_04102023215219.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA NATÁLIA ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "inataliars@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS UNCISAL (UNCISAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99337
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6173
    "inscrito_id" => 21641
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES ENTRE ASPECTOS MOTORES, COGNITIVOS E AFETIVOS"
    "resumo" => "A psicomotricidade envolve a relação entre o corpo e a mente, destacando a interação entre os aspectos motores, cognitivos e afetivos. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva ampliar discussões sobre o papel fundamental desempenhado pela psicomotricidade no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança, proporcionando experiências e vivências corporais que favorecem o fortalecimento das habilidades motoras, perceptivas e emocionais, no contexto da educação infantil. É importante considerar, ainda, que as atividades psicomotoras, como jogos, brincadeiras e exercícios de equilíbrio, coordenação e percepção auxiliam no desenvolvimento das habilidades motoras finas e grossas, melhoram a capacidade de concentração, promovem a integração social, estimulam a criatividade e a imaginação, ajudando a criança a adquirir noções de tempo, espaço e lateralidade. Além disso, a prática psicomotora na educação infantil contribui para a formação da identidade e da autonomia da criança, ao permitir que ela explore seu corpo e como ele se comporta no espaço, e assim descubra suas capacidades e limitações, e desenvolva confiança em si mesma. No referencial teórico metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica para conceituar psicomotricidade e suas contribuições no desenvolvimento infantil. No que se refere aos resultados obtidos, observa-se que a prática de atividades psicomotoras, na educação infantil, contribui de maneira significativa para o desenvolvimento das crianças, tendo em vista que esta vai além do aspecto físico, abrangendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo, dando à criança o poder de expressar suas emoções, desenvolvendo autoestima e autoconfiança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21641_TB6173_04102023215219.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA NATÁLIA ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "inataliars@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS UNCISAL (UNCISAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A psicomotricidade envolve a relação entre o corpo e a mente, destacando a interação entre os aspectos motores, cognitivos e afetivos. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva ampliar discussões sobre o papel fundamental desempenhado pela psicomotricidade no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança, proporcionando experiências e vivências corporais que favorecem o fortalecimento das habilidades motoras, perceptivas e emocionais, no contexto da educação infantil. É importante considerar, ainda, que as atividades psicomotoras, como jogos, brincadeiras e exercícios de equilíbrio, coordenação e percepção auxiliam no desenvolvimento das habilidades motoras finas e grossas, melhoram a capacidade de concentração, promovem a integração social, estimulam a criatividade e a imaginação, ajudando a criança a adquirir noções de tempo, espaço e lateralidade. Além disso, a prática psicomotora na educação infantil contribui para a formação da identidade e da autonomia da criança, ao permitir que ela explore seu corpo e como ele se comporta no espaço, e assim descubra suas capacidades e limitações, e desenvolva confiança em si mesma. No referencial teórico metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica para conceituar psicomotricidade e suas contribuições no desenvolvimento infantil. No que se refere aos resultados obtidos, observa-se que a prática de atividades psicomotoras, na educação infantil, contribui de maneira significativa para o desenvolvimento das crianças, tendo em vista que esta vai além do aspecto físico, abrangendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo, dando à criança o poder de expressar suas emoções, desenvolvendo autoestima e autoconfiança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.