Este trabalho visa relatar e analisar o projeto de “Leitura e Produção do Texto Opinativo: Dialogando com a Tipologia Textual Dissertativa/Argumentativa”, tendo como público alvo os alunos das três turmas de 3ºs anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, da cidade de Guarabira – Paraíba. O projeto objetivou a realização de oficinas de leitura e produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa, abordando a tipologia textual dissertativa/argumentativa, como fator fundamental para a formação de sujeitos-leitores capazes de reconstruir o sentido do texto e se posicionarem de forma crítica, argumentando e apontando suas ideias, opiniões, questionamentos e reflexões diante do tema exposto. Além disso buscamos a melhoria da escrita dos educandos a partir do reconhecimento das características do texto dissertativo como proposto pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), levando em consideração que os educandos estão em preparação para a realização do exame e que este propõe ao candidato a produção desse tipo de texto. As oficinas de produção textual foram ministradas pela professora de Língua Portuguesa da escola, Mª Elizabete Sales e pela equipe PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) de Língua Portuguesa, da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), no período de julho a setembro de 2014. Essa pesquisa-ação teve como aportes teóricos, as contribuições de MARCUSCHI (2004), KOCH (2011) e SILVA E MENEZES (2005). O presente trabalho enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção de um pensamento coerente, possibilitando ao educando a capacidade de construir suas relações diante do mundo e desenvolver a facilidade de expressar-se oralmente em público e através de textos escritos.