Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ATUAÇÃO PIBID: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO “LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO OPINATIVO: DIALOGANDO COM A TIPOLOGIA TEXTUAL DISSERTATIVA/ARGUMENTATIVA”

Palavra-chaves: LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, TEXTO OPINATIVO Comunicação Oral (CO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9929
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 381
    "titulo" => "ATUAÇÃO PIBID: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO “LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO OPINATIVO: DIALOGANDO COM A TIPOLOGIA TEXTUAL DISSERTATIVA/ARGUMENTATIVA”"
    "resumo" => "Este trabalho visa relatar e analisar o projeto de “Leitura e Produção do Texto Opinativo: Dialogando com a Tipologia Textual Dissertativa/Argumentativa”, tendo como público alvo os alunos das três turmas de 3ºs anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, da cidade de Guarabira – Paraíba. O projeto objetivou a realização de oficinas de leitura e produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa, abordando a tipologia textual dissertativa/argumentativa, como fator fundamental para a formação de sujeitos-leitores capazes de reconstruir o sentido do texto e se posicionarem de forma crítica, argumentando e apontando suas ideias, opiniões, questionamentos e reflexões diante do tema exposto. Além disso buscamos a melhoria da escrita dos educandos a partir do reconhecimento das características do texto dissertativo como proposto pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), levando em consideração que os educandos estão em preparação para a realização do exame e que este propõe ao candidato a produção desse tipo de texto. As oficinas de produção textual foram ministradas pela professora de Língua Portuguesa da escola, Mª Elizabete Sales e pela equipe PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) de Língua Portuguesa, da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), no período de julho a setembro de 2014. Essa pesquisa-ação teve como aportes teóricos, as contribuições de MARCUSCHI (2004), KOCH (2011) e SILVA E MENEZES (2005). O presente trabalho enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção de um pensamento coerente, possibilitando ao educando a capacidade de construir suas relações diante do mundo e desenvolver a facilidade de expressar-se oralmente em público e através de textos escritos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, TEXTO OPINATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_16_10_2014_12_36_44_idinscrito_381_8d0a75741cb0eb1f5e290a8c2c31f9f2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSIKA PEREIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA BRITO"
    "autor_email" => "jessikagba@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9929
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 381
    "titulo" => "ATUAÇÃO PIBID: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO “LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO OPINATIVO: DIALOGANDO COM A TIPOLOGIA TEXTUAL DISSERTATIVA/ARGUMENTATIVA”"
    "resumo" => "Este trabalho visa relatar e analisar o projeto de “Leitura e Produção do Texto Opinativo: Dialogando com a Tipologia Textual Dissertativa/Argumentativa”, tendo como público alvo os alunos das três turmas de 3ºs anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, da cidade de Guarabira – Paraíba. O projeto objetivou a realização de oficinas de leitura e produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa, abordando a tipologia textual dissertativa/argumentativa, como fator fundamental para a formação de sujeitos-leitores capazes de reconstruir o sentido do texto e se posicionarem de forma crítica, argumentando e apontando suas ideias, opiniões, questionamentos e reflexões diante do tema exposto. Além disso buscamos a melhoria da escrita dos educandos a partir do reconhecimento das características do texto dissertativo como proposto pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), levando em consideração que os educandos estão em preparação para a realização do exame e que este propõe ao candidato a produção desse tipo de texto. As oficinas de produção textual foram ministradas pela professora de Língua Portuguesa da escola, Mª Elizabete Sales e pela equipe PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) de Língua Portuguesa, da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), no período de julho a setembro de 2014. Essa pesquisa-ação teve como aportes teóricos, as contribuições de MARCUSCHI (2004), KOCH (2011) e SILVA E MENEZES (2005). O presente trabalho enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção de um pensamento coerente, possibilitando ao educando a capacidade de construir suas relações diante do mundo e desenvolver a facilidade de expressar-se oralmente em público e através de textos escritos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, TEXTO OPINATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_16_10_2014_12_36_44_idinscrito_381_8d0a75741cb0eb1f5e290a8c2c31f9f2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSIKA PEREIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA BRITO"
    "autor_email" => "jessikagba@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho visa relatar e analisar o projeto de “Leitura e Produção do Texto Opinativo: Dialogando com a Tipologia Textual Dissertativa/Argumentativa”, tendo como público alvo os alunos das três turmas de 3ºs anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, da cidade de Guarabira – Paraíba. O projeto objetivou a realização de oficinas de leitura e produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa, abordando a tipologia textual dissertativa/argumentativa, como fator fundamental para a formação de sujeitos-leitores capazes de reconstruir o sentido do texto e se posicionarem de forma crítica, argumentando e apontando suas ideias, opiniões, questionamentos e reflexões diante do tema exposto. Além disso buscamos a melhoria da escrita dos educandos a partir do reconhecimento das características do texto dissertativo como proposto pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), levando em consideração que os educandos estão em preparação para a realização do exame e que este propõe ao candidato a produção desse tipo de texto. As oficinas de produção textual foram ministradas pela professora de Língua Portuguesa da escola, Mª Elizabete Sales e pela equipe PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) de Língua Portuguesa, da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), no período de julho a setembro de 2014. Essa pesquisa-ação teve como aportes teóricos, as contribuições de MARCUSCHI (2004), KOCH (2011) e SILVA E MENEZES (2005). O presente trabalho enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção de um pensamento coerente, possibilitando ao educando a capacidade de construir suas relações diante do mundo e desenvolver a facilidade de expressar-se oralmente em público e através de textos escritos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.