Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIO VIRTUAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação (TICs), estão cada vez mais frequentes em uma era globalizada digitalmente, principalmente quando relacionamos ao contexto educacional, seja de nível médio, técnico ou fundamental, na medida que proporciona uma ferramenta mais dinâmica para os alunos. A introdução das novas tecnologias computacionais ao processo de ensino tem possibilitado novos métodos de aprendizagem, especificamente com a utilização dos softwares educacionais. Quando se fala em possibilidades educacionais, buscamos novos métodos de abordagem em sala, principalmente nas áreas das ciências, especialmente na área de Química, que muitas vezes os conteúdos são repassados de forma superficial, além da deficiência que muitas escolas possuem por não possuírem professores ou laboratórios. Pensando nisso, uma boa proposta seria a utilização de laboratórios virtuais, onde os alunos podem acompanhar experimentos de forma segura e ao mesmo tempo participem da atividade experimentais. O trabalho tem como público-alvo os alunos do ensino médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, localizada em Assú/RN. A pesquisa se baseia na revisão bibliográfica dos seguintes autores: Veras (2022), Maruyama (2022), Oliveira (2022). Através dos resultados obtidos, espera-se que os professores possam integrar essa abordagem como uma nova ferramenta metodológica em sala. Isto porque os laboratórios virtuais permitem que os seus usuários criem e façam o manuseio de equipamentos virtuais, assim, gerando um imenso interesse por partes dos discentes em sala

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