Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ARTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99229
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6034
    "inscrito_id" => 8488
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ARTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "O ponto de partida deste estudo é a análise da função da arte dentro do ambiente escolar, uma vez que ela estimula o universo lúdico de cada criança, e assim proporciona subsídios para desempenhar a capacidade de aquisição de novas habilidades. Este artigo tem como objetivo destacar a importância do ensino da arte frente ao processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. A abordagem utilizada foi uma pesquisa qualitativa, fazendo uso de estudos bibliográficos, obras, autores e pesquisadores que abordam o tema. Durante todo o trajeto, o estudante realiza atividades práticas e teóricas que desenvolvem e contribuem para a construção de novos níveis de aprendizagens. O ensino da arte no ensino fundamental tem um papel essencial nos aspectos cognitivos, culturais e emocionais, onde é buscado um desenvolvimento completo do sujeito dentro dos modelos críticos e democráticos, valorizando uma educação estética, moral e intelectual. Diante da perspectiva da aprendizagem, a arte apresenta-se como uma linguagem onde sua estrutura e sua característica própria possibilita à criança no processo de alfabetização, transformar pensamentos, ideias e a criar novas fontes de conhecimentos, fazendo com que a imaginação, a criatividade, a sensibilidade, a ação, a percepção, a cognição e o pensamento crítico sejam impulsionados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8488_TB6034_19112023183500.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LOURDES MONALISA SOBRAL DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "MONALISA SOBRAL"
    "autor_email" => "monalisasobral41@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99229
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6034
    "inscrito_id" => 8488
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ARTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "O ponto de partida deste estudo é a análise da função da arte dentro do ambiente escolar, uma vez que ela estimula o universo lúdico de cada criança, e assim proporciona subsídios para desempenhar a capacidade de aquisição de novas habilidades. Este artigo tem como objetivo destacar a importância do ensino da arte frente ao processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. A abordagem utilizada foi uma pesquisa qualitativa, fazendo uso de estudos bibliográficos, obras, autores e pesquisadores que abordam o tema. Durante todo o trajeto, o estudante realiza atividades práticas e teóricas que desenvolvem e contribuem para a construção de novos níveis de aprendizagens. O ensino da arte no ensino fundamental tem um papel essencial nos aspectos cognitivos, culturais e emocionais, onde é buscado um desenvolvimento completo do sujeito dentro dos modelos críticos e democráticos, valorizando uma educação estética, moral e intelectual. Diante da perspectiva da aprendizagem, a arte apresenta-se como uma linguagem onde sua estrutura e sua característica própria possibilita à criança no processo de alfabetização, transformar pensamentos, ideias e a criar novas fontes de conhecimentos, fazendo com que a imaginação, a criatividade, a sensibilidade, a ação, a percepção, a cognição e o pensamento crítico sejam impulsionados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8488_TB6034_19112023183500.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LOURDES MONALISA SOBRAL DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "MONALISA SOBRAL"
    "autor_email" => "monalisasobral41@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ponto de partida deste estudo é a análise da função da arte dentro do ambiente escolar, uma vez que ela estimula o universo lúdico de cada criança, e assim proporciona subsídios para desempenhar a capacidade de aquisição de novas habilidades. Este artigo tem como objetivo destacar a importância do ensino da arte frente ao processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. A abordagem utilizada foi uma pesquisa qualitativa, fazendo uso de estudos bibliográficos, obras, autores e pesquisadores que abordam o tema. Durante todo o trajeto, o estudante realiza atividades práticas e teóricas que desenvolvem e contribuem para a construção de novos níveis de aprendizagens. O ensino da arte no ensino fundamental tem um papel essencial nos aspectos cognitivos, culturais e emocionais, onde é buscado um desenvolvimento completo do sujeito dentro dos modelos críticos e democráticos, valorizando uma educação estética, moral e intelectual. Diante da perspectiva da aprendizagem, a arte apresenta-se como uma linguagem onde sua estrutura e sua característica própria possibilita à criança no processo de alfabetização, transformar pensamentos, ideias e a criar novas fontes de conhecimentos, fazendo com que a imaginação, a criatividade, a sensibilidade, a ação, a percepção, a cognição e o pensamento crítico sejam impulsionados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.