HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA O SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EEMTI MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95698 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1384 "inscrito_id" => 9424 "titulo" => "HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA O SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EEMTI MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO." "resumo" => "No mundo contemporâneo em que vivemos, os processos de ensino estão numa constante evolução lógica e tecnológica. Então, para o desenvolvimento da efetiva criticidade nos alunos no tempo atual, as instituições de ensino devem acompanhar e adequar ao currículo as tecnologias da informação e comunicação, já que é impossível desassociar educação e tecnologia. O objetivo da disciplina de Letramento Digital é ensinar aos alunos o uso crítico, reflexivo e produtivo das tecnologias digitais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a importância das aulas da disciplina de Letramento Digital na EEMTI Maria Conceição de Araújo com as turmas de primeiro ano. A pesquisa também se destina a expor os relatos de opiniões dos alunos e professores sobre inclusão tecnológica na educação básica. O processo metodológico se deu em 3 etapas, onde inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre a evolução da tecnologia na educação em geral. A segunda etapa do processo foi uma pesquisa quali/quantitativa feita com os alunos através do google forms, visando coletar dados e opiniões sobre a importância do Letramento Digital em sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Na última fase metodológica, seguindo uma abordagem semelhante à etapa anterior, os professores forneceram informações e considerações sobre a maturidade tecnológica adquirida pelos alunos na disciplina de Letramento Digital. Logo, após realizar estudos e coletar dados, a pesquisa revelou que a cultura digital é considerada relevante em suas vidas por cerca de 90% dos alunos. Além disso, aproximadamente 50% dos discentes afirmaram que essa percepção foi influenciada pelas aulas ministradas na escola. Com relação aos docentes, cerca de 85% afirmam a necessidade de os alunos se adaptarem à cultura digital e 40% já observaram a eficácia dessa evolução tecnológica em suas aulas, especialmente em termos de trabalhos acadêmicos, leitura e escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9424_TB1384_03052023140153.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE AZEVEDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "carlos.silva22@prof.ce.go" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95698 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1384 "inscrito_id" => 9424 "titulo" => "HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA O SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EEMTI MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO." "resumo" => "No mundo contemporâneo em que vivemos, os processos de ensino estão numa constante evolução lógica e tecnológica. Então, para o desenvolvimento da efetiva criticidade nos alunos no tempo atual, as instituições de ensino devem acompanhar e adequar ao currículo as tecnologias da informação e comunicação, já que é impossível desassociar educação e tecnologia. O objetivo da disciplina de Letramento Digital é ensinar aos alunos o uso crítico, reflexivo e produtivo das tecnologias digitais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a importância das aulas da disciplina de Letramento Digital na EEMTI Maria Conceição de Araújo com as turmas de primeiro ano. A pesquisa também se destina a expor os relatos de opiniões dos alunos e professores sobre inclusão tecnológica na educação básica. O processo metodológico se deu em 3 etapas, onde inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre a evolução da tecnologia na educação em geral. A segunda etapa do processo foi uma pesquisa quali/quantitativa feita com os alunos através do google forms, visando coletar dados e opiniões sobre a importância do Letramento Digital em sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Na última fase metodológica, seguindo uma abordagem semelhante à etapa anterior, os professores forneceram informações e considerações sobre a maturidade tecnológica adquirida pelos alunos na disciplina de Letramento Digital. Logo, após realizar estudos e coletar dados, a pesquisa revelou que a cultura digital é considerada relevante em suas vidas por cerca de 90% dos alunos. Além disso, aproximadamente 50% dos discentes afirmaram que essa percepção foi influenciada pelas aulas ministradas na escola. Com relação aos docentes, cerca de 85% afirmam a necessidade de os alunos se adaptarem à cultura digital e 40% já observaram a eficácia dessa evolução tecnológica em suas aulas, especialmente em termos de trabalhos acadêmicos, leitura e escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9424_TB1384_03052023140153.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE AZEVEDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "carlos.silva22@prof.ce.go" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }