Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA O SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EEMTI MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95698
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1384
    "inscrito_id" => 9424
    "titulo" => "HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA O SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EEMTI MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO."
    "resumo" => "No mundo contemporâneo em que vivemos, os processos de ensino estão numa constante evolução lógica e tecnológica. Então, para o desenvolvimento da efetiva criticidade nos alunos no tempo atual, as instituições de ensino devem acompanhar e adequar ao currículo as tecnologias da informação e comunicação, já que é impossível desassociar educação e tecnologia. O objetivo da disciplina de Letramento Digital é ensinar aos alunos o uso crítico, reflexivo e produtivo das tecnologias digitais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a importância das aulas da disciplina de Letramento Digital na EEMTI Maria Conceição de Araújo com as turmas de primeiro ano. A pesquisa também se destina a expor os relatos de opiniões dos alunos e professores sobre inclusão tecnológica na educação básica. O processo metodológico se deu em 3 etapas, onde inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre a evolução da tecnologia na educação em geral. A segunda etapa do processo foi uma pesquisa quali/quantitativa feita com os alunos através do google forms, visando coletar dados e opiniões sobre a importância do Letramento Digital em sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Na última fase metodológica, seguindo uma abordagem semelhante à etapa anterior, os professores forneceram informações e considerações sobre a maturidade tecnológica adquirida pelos alunos na disciplina de Letramento Digital. Logo, após realizar estudos e coletar dados, a pesquisa revelou que a cultura digital é considerada relevante em suas vidas por cerca de 90% dos alunos. Além disso, aproximadamente 50% dos discentes afirmaram que essa percepção foi influenciada pelas aulas ministradas na escola. Com relação aos docentes, cerca de 85% afirmam a necessidade de os alunos se adaptarem à cultura digital e 40% já observaram a eficácia dessa evolução tecnológica em suas aulas, especialmente em termos de trabalhos acadêmicos, leitura e escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9424_TB1384_03052023140153.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE AZEVEDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE"
    "autor_email" => "carlos.silva22@prof.ce.go"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95698
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1384
    "inscrito_id" => 9424
    "titulo" => "HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA O SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EEMTI MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO."
    "resumo" => "No mundo contemporâneo em que vivemos, os processos de ensino estão numa constante evolução lógica e tecnológica. Então, para o desenvolvimento da efetiva criticidade nos alunos no tempo atual, as instituições de ensino devem acompanhar e adequar ao currículo as tecnologias da informação e comunicação, já que é impossível desassociar educação e tecnologia. O objetivo da disciplina de Letramento Digital é ensinar aos alunos o uso crítico, reflexivo e produtivo das tecnologias digitais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a importância das aulas da disciplina de Letramento Digital na EEMTI Maria Conceição de Araújo com as turmas de primeiro ano. A pesquisa também se destina a expor os relatos de opiniões dos alunos e professores sobre inclusão tecnológica na educação básica. O processo metodológico se deu em 3 etapas, onde inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre a evolução da tecnologia na educação em geral. A segunda etapa do processo foi uma pesquisa quali/quantitativa feita com os alunos através do google forms, visando coletar dados e opiniões sobre a importância do Letramento Digital em sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Na última fase metodológica, seguindo uma abordagem semelhante à etapa anterior, os professores forneceram informações e considerações sobre a maturidade tecnológica adquirida pelos alunos na disciplina de Letramento Digital. Logo, após realizar estudos e coletar dados, a pesquisa revelou que a cultura digital é considerada relevante em suas vidas por cerca de 90% dos alunos. Além disso, aproximadamente 50% dos discentes afirmaram que essa percepção foi influenciada pelas aulas ministradas na escola. Com relação aos docentes, cerca de 85% afirmam a necessidade de os alunos se adaptarem à cultura digital e 40% já observaram a eficácia dessa evolução tecnológica em suas aulas, especialmente em termos de trabalhos acadêmicos, leitura e escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9424_TB1384_03052023140153.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE AZEVEDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE"
    "autor_email" => "carlos.silva22@prof.ce.go"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No mundo contemporâneo em que vivemos, os processos de ensino estão numa constante evolução lógica e tecnológica. Então, para o desenvolvimento da efetiva criticidade nos alunos no tempo atual, as instituições de ensino devem acompanhar e adequar ao currículo as tecnologias da informação e comunicação, já que é impossível desassociar educação e tecnologia. O objetivo da disciplina de Letramento Digital é ensinar aos alunos o uso crítico, reflexivo e produtivo das tecnologias digitais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a importância das aulas da disciplina de Letramento Digital na EEMTI Maria Conceição de Araújo com as turmas de primeiro ano. A pesquisa também se destina a expor os relatos de opiniões dos alunos e professores sobre inclusão tecnológica na educação básica. O processo metodológico se deu em 3 etapas, onde inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre a evolução da tecnologia na educação em geral. A segunda etapa do processo foi uma pesquisa quali/quantitativa feita com os alunos através do google forms, visando coletar dados e opiniões sobre a importância do Letramento Digital em sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Na última fase metodológica, seguindo uma abordagem semelhante à etapa anterior, os professores forneceram informações e considerações sobre a maturidade tecnológica adquirida pelos alunos na disciplina de Letramento Digital. Logo, após realizar estudos e coletar dados, a pesquisa revelou que a cultura digital é considerada relevante em suas vidas por cerca de 90% dos alunos. Além disso, aproximadamente 50% dos discentes afirmaram que essa percepção foi influenciada pelas aulas ministradas na escola. Com relação aos docentes, cerca de 85% afirmam a necessidade de os alunos se adaptarem à cultura digital e 40% já observaram a eficácia dessa evolução tecnológica em suas aulas, especialmente em termos de trabalhos acadêmicos, leitura e escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.