Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTATÍSTICA E POWER BI PARA ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA ENGENHARIA CIVIL DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99072
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5833
    "inscrito_id" => 19152
    "titulo" => "ESTATÍSTICA E POWER BI PARA ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA ENGENHARIA CIVIL DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "A computação e as tecnologias de informação e comunicação (TDIC) estão praticamente em todos os lugares, influenciando as relações interpessoais e o trabalho das pessoas. Nesse caminho, vários especialistas de educação e documentos da área recomendam incluir conhecimentos e habilidades referentes ao pensamento computacional e a cultura digital em todas as áreas do conhecimento, inclusive na matemática e na estatística. Dentro deste processo, analisar dados por meio de planilhas eletrônicas tornou-se uma necessidade latente para os estudantes, que vão lidar com esta situação durante várias etapas da formação profissional, sobretudo quando for necessária a apresentação de muitos dados por meio de gráficos simples e concisos. Existem várias ferramentas gratuitas disponíveis para este fim, uma das quais é o Microsoft Power BI. Sendo assim, este trabalho resume um relato de experiência que consistiu na análise de dados e construção de planilhas de apresentação neste programa, feitas em uma turma do 3º período do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Pernambuco, campus Afogados da Ingazeira, durante o primeiro semestre de 2023. Para isso, foi construído um plano de aula que contemplou a apresentação dos pilares da análise de dados, escolhendo os principais a serem apresentados, e o uso do programa de computador utilizado para construção das planilhas com todas as suas ferramentas disponíveis. O resultado foi considerado satisfatório, com um desenvolvimento bastante razoável por parte dos estudantes, embora tenham sido encontradas dificuldades devido ao curto tempo para ensinar o tema e às deficiências de aprendizagem de anos anteriores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19152_TB5833_01102023202216.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLON OLIVEIRA MARTINS LEANDRO"
    "autor_nome_curto" => "MARLON"
    "autor_email" => "marlonleandro2000@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99072
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5833
    "inscrito_id" => 19152
    "titulo" => "ESTATÍSTICA E POWER BI PARA ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA ENGENHARIA CIVIL DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "A computação e as tecnologias de informação e comunicação (TDIC) estão praticamente em todos os lugares, influenciando as relações interpessoais e o trabalho das pessoas. Nesse caminho, vários especialistas de educação e documentos da área recomendam incluir conhecimentos e habilidades referentes ao pensamento computacional e a cultura digital em todas as áreas do conhecimento, inclusive na matemática e na estatística. Dentro deste processo, analisar dados por meio de planilhas eletrônicas tornou-se uma necessidade latente para os estudantes, que vão lidar com esta situação durante várias etapas da formação profissional, sobretudo quando for necessária a apresentação de muitos dados por meio de gráficos simples e concisos. Existem várias ferramentas gratuitas disponíveis para este fim, uma das quais é o Microsoft Power BI. Sendo assim, este trabalho resume um relato de experiência que consistiu na análise de dados e construção de planilhas de apresentação neste programa, feitas em uma turma do 3º período do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Pernambuco, campus Afogados da Ingazeira, durante o primeiro semestre de 2023. Para isso, foi construído um plano de aula que contemplou a apresentação dos pilares da análise de dados, escolhendo os principais a serem apresentados, e o uso do programa de computador utilizado para construção das planilhas com todas as suas ferramentas disponíveis. O resultado foi considerado satisfatório, com um desenvolvimento bastante razoável por parte dos estudantes, embora tenham sido encontradas dificuldades devido ao curto tempo para ensinar o tema e às deficiências de aprendizagem de anos anteriores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19152_TB5833_01102023202216.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLON OLIVEIRA MARTINS LEANDRO"
    "autor_nome_curto" => "MARLON"
    "autor_email" => "marlonleandro2000@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A computação e as tecnologias de informação e comunicação (TDIC) estão praticamente em todos os lugares, influenciando as relações interpessoais e o trabalho das pessoas. Nesse caminho, vários especialistas de educação e documentos da área recomendam incluir conhecimentos e habilidades referentes ao pensamento computacional e a cultura digital em todas as áreas do conhecimento, inclusive na matemática e na estatística. Dentro deste processo, analisar dados por meio de planilhas eletrônicas tornou-se uma necessidade latente para os estudantes, que vão lidar com esta situação durante várias etapas da formação profissional, sobretudo quando for necessária a apresentação de muitos dados por meio de gráficos simples e concisos. Existem várias ferramentas gratuitas disponíveis para este fim, uma das quais é o Microsoft Power BI. Sendo assim, este trabalho resume um relato de experiência que consistiu na análise de dados e construção de planilhas de apresentação neste programa, feitas em uma turma do 3º período do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Pernambuco, campus Afogados da Ingazeira, durante o primeiro semestre de 2023. Para isso, foi construído um plano de aula que contemplou a apresentação dos pilares da análise de dados, escolhendo os principais a serem apresentados, e o uso do programa de computador utilizado para construção das planilhas com todas as suas ferramentas disponíveis. O resultado foi considerado satisfatório, com um desenvolvimento bastante razoável por parte dos estudantes, embora tenham sido encontradas dificuldades devido ao curto tempo para ensinar o tema e às deficiências de aprendizagem de anos anteriores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.