Este trabalho este trabalho tem por objetivo propor estratégias de leitura de textos multimodais que circulam em ambientes virtuais, como o hipertexto, para proporcionar possibilidades de leitura proficiente a alunos do Ensino Fundamental, anos finais, no Ensino de Língua Portuguesa. Como referencial teórico, baseamo-nos em autores que discorrem sobre conceitos e aspectos da multimodalidade de textos digitais, como Coscarelli, Gomes e Azevedo. A respeito do ensino de leitura enquanto processo sociocognitivo e interacional, numa concepção metacognitiva, recorremos a aos estudos dos pesquisadores Leffa, Solé e Kato. Já sobre estratégias de leitura, pautamo-nos em estudos de Kleiman e Solé. Fundamentamo-nos também em documentos oficiais que orientam todo o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, entre eles, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Dessa forma, pretendemos oferecer, por meio desse estudo, subsídios teóricos e práticos que contribuam para minimizar as dificuldades existentes no processo de ensino e de aprendizagem da leitura na Educação Básica, pois compreendemos, a partir das pesquisas realizadas pelos referidos autores e pelas experiências em sala de aula, que o professor pesquisador exerce um papel fundamental para o bom desempenho dos educandos nas práticas escolares, bem como nas práticas sociais.