ENTRE O CULTO, EXIBIÇÃO E O FETICHE: O CINEMA ENQUANTO ARTE NA ERA DA INDÚSTRIA CULTURAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99009 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5751 "inscrito_id" => 1157 "titulo" => "ENTRE O CULTO, EXIBIÇÃO E O FETICHE: O CINEMA ENQUANTO ARTE NA ERA DA INDÚSTRIA CULTURAL" "resumo" => "O presente artigo intitulado Entre o culto, exibição e o fetiche: O cinema enquanto arte na era da indústria cultural, tem como principal objetivo investigar como o cinema se transfigura enquanto arte na era comandada pela reprodução em série em que o fetiche do consumo muitas vezes supera o ideal estético e faz com que a arte perca a sua autonomia e liberdade. Como obras principais serão utilizados O Capital (Tomo I e II), Manuscritos econômico – filosóficos de Marx, A obra de arte na era da sua reprobutibilidade técnica e o conceito de crítica da arte no romantismo alemão que são obra idealizadas por Benjamin, Dialética do esclarecimento escrita por Adorno e Horkheimer. Além da análise bibliográfica das obras citadas anteriormente serão utilizados os filmes Madadayo e a Balada de Narayama ambos idealizados pelo cineasta japonês Akira Kurosawa e o filme Ponto de Mutação dirigido e idealizado por Bernt Amadeus Capra baseado no livro homônimo de Fritjof Capra. No artigo, serão abordados principalmente os papéis da estética enquanto teoria e técnica e para o devido entendimento do tema abordado, pois para entender as dimensões estéticas de composição dos objetos artísticos dentro do mundo da reprodução em série e da necessidade de consumo desses produtos sem levar em conta a sua dimensão artística a arte acaba perdendo tanto o seu papel educador como crítico da realidade apresentada às massas. Outra temática a ser trabalhada é a dimensão estética em que a arte acaba perdendo a capacidade emancipatória em detrimento à técnica. Os filmes então serão a fundamentação prática da teoria e extremamente necessários para entender como a arte torna-se entretenimento e meros bens de consumo no mundo administrado pela indústria cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1157_TB5751_20062023142455.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO RODRIGUES ARAUJO" "autor_nome_curto" => "TIAGO" "autor_email" => "traraujof@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99009 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5751 "inscrito_id" => 1157 "titulo" => "ENTRE O CULTO, EXIBIÇÃO E O FETICHE: O CINEMA ENQUANTO ARTE NA ERA DA INDÚSTRIA CULTURAL" "resumo" => "O presente artigo intitulado Entre o culto, exibição e o fetiche: O cinema enquanto arte na era da indústria cultural, tem como principal objetivo investigar como o cinema se transfigura enquanto arte na era comandada pela reprodução em série em que o fetiche do consumo muitas vezes supera o ideal estético e faz com que a arte perca a sua autonomia e liberdade. Como obras principais serão utilizados O Capital (Tomo I e II), Manuscritos econômico – filosóficos de Marx, A obra de arte na era da sua reprobutibilidade técnica e o conceito de crítica da arte no romantismo alemão que são obra idealizadas por Benjamin, Dialética do esclarecimento escrita por Adorno e Horkheimer. Além da análise bibliográfica das obras citadas anteriormente serão utilizados os filmes Madadayo e a Balada de Narayama ambos idealizados pelo cineasta japonês Akira Kurosawa e o filme Ponto de Mutação dirigido e idealizado por Bernt Amadeus Capra baseado no livro homônimo de Fritjof Capra. No artigo, serão abordados principalmente os papéis da estética enquanto teoria e técnica e para o devido entendimento do tema abordado, pois para entender as dimensões estéticas de composição dos objetos artísticos dentro do mundo da reprodução em série e da necessidade de consumo desses produtos sem levar em conta a sua dimensão artística a arte acaba perdendo tanto o seu papel educador como crítico da realidade apresentada às massas. Outra temática a ser trabalhada é a dimensão estética em que a arte acaba perdendo a capacidade emancipatória em detrimento à técnica. Os filmes então serão a fundamentação prática da teoria e extremamente necessários para entender como a arte torna-se entretenimento e meros bens de consumo no mundo administrado pela indústria cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1157_TB5751_20062023142455.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO RODRIGUES ARAUJO" "autor_nome_curto" => "TIAGO" "autor_email" => "traraujof@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }