O presente trabalho investigou a promoção do conjunto de práticas inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Santos Paes no município de Glória do Goitá - PE, tendo como colaboradores principais, os docentes e auxiliares escolares. O objetivo que move este estudo é a compreensão da inércia educacional para trabalhar práticas inclusivas dos alunos com necessidades educacionais específicas. Essa pesquisa fundamenta-se nos trabalhos de Booth e Ainscow (2002), Popkewitz (2001), Diniz (2013) que discutem a promoção de práticas pedagógicas equitativas na sala de aula e os desafios de atender os estudantes em suas necessidades e especificidades no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com a proposta metodológica investigativa. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizadas as principais diretrizes e regras que empenham as características das políticas inclusivas e o questionário “Index for Inclusion” que foi desenvolvido por Booth e Ainscow como uma ferramenta prática e acessível que pudesse ser utilizada por escolas, esse mecanismo visa identificar as estratégias eficazes e omissões da inclusão em diferentes cenários. Diante desse contexto, revelou-se vulnerabilidades na participação ativa da comunidade escolar, como também um baixo progresso educacional dos estudantes, desse modo, esse estudo propõe-se apresentar alternativas didáticas e de conscientização para a melhoria das práticas inclusivas nesse ambiente.