Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVA DE FUTURO E MOTIVAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98930
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5647
    "inscrito_id" => 8603
    "titulo" => "PERSPECTIVA DE FUTURO E MOTIVAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "A perspectiva de futuro mostra-se como uma variável capaz de afetar fatores educacionais, como a motivação para aprender e o desempenho acadêmico. Nos últimos anos, a perspectiva de futuro dos estudantes universitários tem sido um tópico de crescente importância, especialmente em virtude da natureza cada vez mais competitiva do mercado de trabalho e das constantes mudanças nas exigências e demandas por qualificação. Diante deste cenário de competitividade e busca por uma estabilidade financeira, é necessário compreender qual a perspectiva de futuro desses estudantes universitários e como isso pode estar relacionado à sua motivação para aprender. A pesquisa realizada consistiu em uma revisão bibliográfica qualitativa exploratória, tendo como objetivo identificar estudos que abordassem a perspectiva de futuro, motivação e estudantes. Para isso, foram utilizadas as bases de dados Scielo, Periódicos Capes e plataforma Lume, sendo aplicado um filtro de 5 anos e utilizados os descritores "perspectiva de futuro", "motivação" e "estudantes". Após a busca, foram encontrados 23 trabalhos, os quais foram avaliados por meio de leitura flutuante e exclusão de textos que não contribuíam para a proposta da pesquisa. Como resultado, foram selecionados quatro artigos. Os resultados desta pesquisa revelaram a existência de um número limitado de estudos que investigam a relação entre a perspectiva de futuro, motivação e estudantes universitários. Esses estudos forneceram insights valiosos sobre a importância da perspectiva de futuro na motivação dos estudantes e sua influência no desempenho acadêmico. No entanto, é evidente a necessidade de mais pesquisas nessa área, a fim de obter uma compreensão mais aprofundada dos mecanismos subjacentes e desenvolver estratégias eficazes de apoio aos estudantes universitários em sua jornada educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8603_TB5647_20062023130346.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENNO ELOY DA CUNHA MARIBONDO"
    "autor_nome_curto" => "BRENNO"
    "autor_email" => "brenno.eloy.cunha@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98930
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5647
    "inscrito_id" => 8603
    "titulo" => "PERSPECTIVA DE FUTURO E MOTIVAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "A perspectiva de futuro mostra-se como uma variável capaz de afetar fatores educacionais, como a motivação para aprender e o desempenho acadêmico. Nos últimos anos, a perspectiva de futuro dos estudantes universitários tem sido um tópico de crescente importância, especialmente em virtude da natureza cada vez mais competitiva do mercado de trabalho e das constantes mudanças nas exigências e demandas por qualificação. Diante deste cenário de competitividade e busca por uma estabilidade financeira, é necessário compreender qual a perspectiva de futuro desses estudantes universitários e como isso pode estar relacionado à sua motivação para aprender. A pesquisa realizada consistiu em uma revisão bibliográfica qualitativa exploratória, tendo como objetivo identificar estudos que abordassem a perspectiva de futuro, motivação e estudantes. Para isso, foram utilizadas as bases de dados Scielo, Periódicos Capes e plataforma Lume, sendo aplicado um filtro de 5 anos e utilizados os descritores "perspectiva de futuro", "motivação" e "estudantes". Após a busca, foram encontrados 23 trabalhos, os quais foram avaliados por meio de leitura flutuante e exclusão de textos que não contribuíam para a proposta da pesquisa. Como resultado, foram selecionados quatro artigos. Os resultados desta pesquisa revelaram a existência de um número limitado de estudos que investigam a relação entre a perspectiva de futuro, motivação e estudantes universitários. Esses estudos forneceram insights valiosos sobre a importância da perspectiva de futuro na motivação dos estudantes e sua influência no desempenho acadêmico. No entanto, é evidente a necessidade de mais pesquisas nessa área, a fim de obter uma compreensão mais aprofundada dos mecanismos subjacentes e desenvolver estratégias eficazes de apoio aos estudantes universitários em sua jornada educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8603_TB5647_20062023130346.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENNO ELOY DA CUNHA MARIBONDO"
    "autor_nome_curto" => "BRENNO"
    "autor_email" => "brenno.eloy.cunha@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A perspectiva de futuro mostra-se como uma variável capaz de afetar fatores educacionais, como a motivação para aprender e o desempenho acadêmico. Nos últimos anos, a perspectiva de futuro dos estudantes universitários tem sido um tópico de crescente importância, especialmente em virtude da natureza cada vez mais competitiva do mercado de trabalho e das constantes mudanças nas exigências e demandas por qualificação. Diante deste cenário de competitividade e busca por uma estabilidade financeira, é necessário compreender qual a perspectiva de futuro desses estudantes universitários e como isso pode estar relacionado à sua motivação para aprender. A pesquisa realizada consistiu em uma revisão bibliográfica qualitativa exploratória, tendo como objetivo identificar estudos que abordassem a perspectiva de futuro, motivação e estudantes. Para isso, foram utilizadas as bases de dados Scielo, Periódicos Capes e plataforma Lume, sendo aplicado um filtro de 5 anos e utilizados os descritores "perspectiva de futuro", "motivação" e "estudantes". Após a busca, foram encontrados 23 trabalhos, os quais foram avaliados por meio de leitura flutuante e exclusão de textos que não contribuíam para a proposta da pesquisa. Como resultado, foram selecionados quatro artigos. Os resultados desta pesquisa revelaram a existência de um número limitado de estudos que investigam a relação entre a perspectiva de futuro, motivação e estudantes universitários. Esses estudos forneceram insights valiosos sobre a importância da perspectiva de futuro na motivação dos estudantes e sua influência no desempenho acadêmico. No entanto, é evidente a necessidade de mais pesquisas nessa área, a fim de obter uma compreensão mais aprofundada dos mecanismos subjacentes e desenvolver estratégias eficazes de apoio aos estudantes universitários em sua jornada educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.