Os modelos didáticos são utilizados no ensino de ciências e contribuem para a visualização de estruturas que não são vistas a olho nu, as quais exigem alta capacidade de abstração pelos estudantes. Esses recursos são especialmente importantes no ensino de genética, auxiliando, por exemplo, o estudo do comportamento dos cromossomos. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo didático para representar as duplicações e deleções, que são originadas pelo crossing-over desigual entre cromossomos homólogos durante a meiose. O modelo foi produzido com materiais acessíveis e de baixo custo. Foram utilizados dois espaguetes de piscina, um vermelho e outro verde, representando um par de cromossomos homólogos. Cada espaguete foi dividido ao meio para representar as cromátides-irmãs de cada cromossomo. Foram confeccionadas letras em EVA, representando os alelos de cada cromossomo, sendo aderidas ao espaguete com cola. Um cano de PVC foi colocado no interior de uma das cromátides de cada cromossomo, a fim de permitir a representação da troca desigual de material genético durante o crossing-over. Os modelos didáticos são reconhecidos por diversos autores como ótimas ferramentas no ensino da genética, devido a suas vantagens em relação à percepção visual e tátil. Espera-se que o modelo didático proposto seja uma ferramenta pedagógica valiosa para o ensino da citogenética. Sua utilização em sala de aula deverá favorecer a compreensão da relação do crossing-over desigual com eventos de duplicações e deleções, tão importantes como causadoras de síndromes genéticas e também para os mecanismos evolutivos das espécies.