Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MUSEU EMÍLIO GOELDI, COMO UM IMPORTANTE ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98320
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4858
    "inscrito_id" => 16873
    "titulo" => "O MUSEU EMÍLIO GOELDI, COMO UM IMPORTANTE ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO."
    "resumo" => "Os espaços não formais de ensino vêm crescendo no cenário educacional brasileiro e são locais fora do ambiente escolar que possibilitam o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem. Durante a realização do tema Prática Antecipada à Docência em Espaços Não Formais de Ensino de Ciências e Matemática, do Curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi realizada uma visita pedagógica com os discentes, no Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado na região metropolitana de Belém- PA. O objetivo foi apresentar o local como um importante espaço não formal de ensino e como esses professores em formação inicial podem trabalhar e ajudar seus futuros alunos a construírem conhecimentos de forma lúdica, prazerosa e inovadora. A metodologia usada foi um estudo exploratório, culminando em uma proposta didática para os anos iniciais. Inicialmente, em sala de aula, foram feitas leituras de textos, discussões a respeito do tema e apresentação das atividades a serem desenvolvidas antes, durante e após a visita pedagógica,. Na visita pedagógica foi feita uma roda de conversa, onde os guias/mediadores apresentaram o ambiente, suas características e objetivos, informaram a diferença da visita livre e da visita pedagógica e deram a oportunidade para os discentes interagirem e tirarem suas dúvidas. (ROCHA; FACHÍN-TERÁN, 2010).A cada anexo conhecido eram repassadas informações sobre eles e questionado o que os alunos haviam compreendido. Essa experiência vivenciada resultou em um aprendizado significativo e os licenciandos puderam ter uma visão mais ampla dos conteúdos científicos oferecidos pelo museu, além de aprenderem procedimentos metodológicos para planejar e executar uma visita pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16873_TB4858_04102023123142.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAULO HENRIQUE PINHEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAULO"
    "autor_email" => "henriquesl0211@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98320
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4858
    "inscrito_id" => 16873
    "titulo" => "O MUSEU EMÍLIO GOELDI, COMO UM IMPORTANTE ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO."
    "resumo" => "Os espaços não formais de ensino vêm crescendo no cenário educacional brasileiro e são locais fora do ambiente escolar que possibilitam o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem. Durante a realização do tema Prática Antecipada à Docência em Espaços Não Formais de Ensino de Ciências e Matemática, do Curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi realizada uma visita pedagógica com os discentes, no Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado na região metropolitana de Belém- PA. O objetivo foi apresentar o local como um importante espaço não formal de ensino e como esses professores em formação inicial podem trabalhar e ajudar seus futuros alunos a construírem conhecimentos de forma lúdica, prazerosa e inovadora. A metodologia usada foi um estudo exploratório, culminando em uma proposta didática para os anos iniciais. Inicialmente, em sala de aula, foram feitas leituras de textos, discussões a respeito do tema e apresentação das atividades a serem desenvolvidas antes, durante e após a visita pedagógica,. Na visita pedagógica foi feita uma roda de conversa, onde os guias/mediadores apresentaram o ambiente, suas características e objetivos, informaram a diferença da visita livre e da visita pedagógica e deram a oportunidade para os discentes interagirem e tirarem suas dúvidas. (ROCHA; FACHÍN-TERÁN, 2010).A cada anexo conhecido eram repassadas informações sobre eles e questionado o que os alunos haviam compreendido. Essa experiência vivenciada resultou em um aprendizado significativo e os licenciandos puderam ter uma visão mais ampla dos conteúdos científicos oferecidos pelo museu, além de aprenderem procedimentos metodológicos para planejar e executar uma visita pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16873_TB4858_04102023123142.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAULO HENRIQUE PINHEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAULO"
    "autor_email" => "henriquesl0211@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os espaços não formais de ensino vêm crescendo no cenário educacional brasileiro e são locais fora do ambiente escolar que possibilitam o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem. Durante a realização do tema Prática Antecipada à Docência em Espaços Não Formais de Ensino de Ciências e Matemática, do Curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi realizada uma visita pedagógica com os discentes, no Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado na região metropolitana de Belém- PA. O objetivo foi apresentar o local como um importante espaço não formal de ensino e como esses professores em formação inicial podem trabalhar e ajudar seus futuros alunos a construírem conhecimentos de forma lúdica, prazerosa e inovadora. A metodologia usada foi um estudo exploratório, culminando em uma proposta didática para os anos iniciais. Inicialmente, em sala de aula, foram feitas leituras de textos, discussões a respeito do tema e apresentação das atividades a serem desenvolvidas antes, durante e após a visita pedagógica,. Na visita pedagógica foi feita uma roda de conversa, onde os guias/mediadores apresentaram o ambiente, suas características e objetivos, informaram a diferença da visita livre e da visita pedagógica e deram a oportunidade para os discentes interagirem e tirarem suas dúvidas. (ROCHA; FACHÍN-TERÁN, 2010).A cada anexo conhecido eram repassadas informações sobre eles e questionado o que os alunos haviam compreendido. Essa experiência vivenciada resultou em um aprendizado significativo e os licenciandos puderam ter uma visão mais ampla dos conteúdos científicos oferecidos pelo museu, além de aprenderem procedimentos metodológicos para planejar e executar uma visita pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.