A leitura é algo que instiga e suscita diversos saberes, sendo indispensável para uma formação significativa mediante as demandas da sociedade atual. Partindo desse pressuposto, no Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE somos constantemente encantados por ela. Este trabalho objetiva analisar como as ações desenvolvidas no componente curricular da Unidade de Curricularização de Extensão – UCE V, ofertada pelo Programa BALE, no curso de Pedagogia, ajuda crianças em espaços escolares e não escolares no desenvolvimento da leitura. Para tal análise o referencial teórico metodológico envolve os trabalhos de Bezerra e Oliveira (2019), Abramovich (1997), Alves (1999), Graves e Graves (1995), dentre outros pressupostos que embasam a compreensão do objeto de estudo. A pesquisa é de cunho qualitativo, com base em Lakatos (2003), quando essa direciona os métodos utilizados na investigação. Como corpus de análise foi utilizado a mediação de leitura desenvolvida como atividade da UCE. Os resultados apontam para o quão encantador é para cada criança conhecer novas histórias e como isso pode ser enriquecedor para sua formação social e cultural. Além disso, ficou evidente como o Programa BALE e sua atuação constante é fundamental para o desenvolvimento das crianças, que precisam ser estimuladas à construir o gosto pela leitura e transformarem-se em leitores efetivos.