Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÚSICA E POESIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM COGNOSCENTE E SOCIOEMOCIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98858
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5559
    "inscrito_id" => 6149
    "titulo" => "MÚSICA E POESIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM COGNOSCENTE E SOCIOEMOCIONAL"
    "resumo" => "Considerando os efeitos que a música e a poesia podem ter no desenvolvimento cognoscente e socioemocional de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, esse artigo objetiva incentivar professores a abrangerem a importância da música e da poesia no processo de percepção, avaliação e controle das emoções, bem como os efeitos positivos do seu uso como instrumento didático. Há de se perceber que a música se faz mais presente de fora para dentro das escolas e aqui será explanada uma proposta formativa a ser disseminada não apenas nas escolas, mas nas famílias e na sociedade como um todo. Hodiernamente, é notória a dedicação dos professores em fazer “Educação para a Sociedade”. Para isso, é necessária uma constante busca de estratégias que colaborem com a prática pedagógica. Nesse ínterim, é preciso ver a educação emocional como um fator que auxilia no desenvolvimento de competências intra e interpessoais. Assim, a arte expressa através de poesias e canções tem o poder de aproximar a linguagem popular da poética trazendo ao cotidiano dos alunos um toque de erudição, de emoção, que pode fazê-los mais sensíveis ao prazer de ler, de ouvir, de cantar... assim como aguçar a melhoria das capacidades de memorização, concentração, autodisciplina e criatividade. Em vista disso, em consonância com a ideia de inteligência emocional desenvolvida por Goleman, Salovey e Sluyter, como sendo a capacidade de perceber, avaliar e controlar as emoções reflexivamente, promovendo o crescimento emocional e intelectual, fundamentamos um percurso metodológico que investiga a prática de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental acerca dos efeitos da música e da poesia nas situações de aprendizagem de diferentes disciplinas do currículo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6149_TB5559_26082023213642.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KILMARA RODRIGUES"
    "autor_email" => "kywmarasantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98858
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5559
    "inscrito_id" => 6149
    "titulo" => "MÚSICA E POESIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM COGNOSCENTE E SOCIOEMOCIONAL"
    "resumo" => "Considerando os efeitos que a música e a poesia podem ter no desenvolvimento cognoscente e socioemocional de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, esse artigo objetiva incentivar professores a abrangerem a importância da música e da poesia no processo de percepção, avaliação e controle das emoções, bem como os efeitos positivos do seu uso como instrumento didático. Há de se perceber que a música se faz mais presente de fora para dentro das escolas e aqui será explanada uma proposta formativa a ser disseminada não apenas nas escolas, mas nas famílias e na sociedade como um todo. Hodiernamente, é notória a dedicação dos professores em fazer “Educação para a Sociedade”. Para isso, é necessária uma constante busca de estratégias que colaborem com a prática pedagógica. Nesse ínterim, é preciso ver a educação emocional como um fator que auxilia no desenvolvimento de competências intra e interpessoais. Assim, a arte expressa através de poesias e canções tem o poder de aproximar a linguagem popular da poética trazendo ao cotidiano dos alunos um toque de erudição, de emoção, que pode fazê-los mais sensíveis ao prazer de ler, de ouvir, de cantar... assim como aguçar a melhoria das capacidades de memorização, concentração, autodisciplina e criatividade. Em vista disso, em consonância com a ideia de inteligência emocional desenvolvida por Goleman, Salovey e Sluyter, como sendo a capacidade de perceber, avaliar e controlar as emoções reflexivamente, promovendo o crescimento emocional e intelectual, fundamentamos um percurso metodológico que investiga a prática de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental acerca dos efeitos da música e da poesia nas situações de aprendizagem de diferentes disciplinas do currículo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6149_TB5559_26082023213642.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KILMARA RODRIGUES"
    "autor_email" => "kywmarasantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Considerando os efeitos que a música e a poesia podem ter no desenvolvimento cognoscente e socioemocional de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, esse artigo objetiva incentivar professores a abrangerem a importância da música e da poesia no processo de percepção, avaliação e controle das emoções, bem como os efeitos positivos do seu uso como instrumento didático. Há de se perceber que a música se faz mais presente de fora para dentro das escolas e aqui será explanada uma proposta formativa a ser disseminada não apenas nas escolas, mas nas famílias e na sociedade como um todo. Hodiernamente, é notória a dedicação dos professores em fazer “Educação para a Sociedade”. Para isso, é necessária uma constante busca de estratégias que colaborem com a prática pedagógica. Nesse ínterim, é preciso ver a educação emocional como um fator que auxilia no desenvolvimento de competências intra e interpessoais. Assim, a arte expressa através de poesias e canções tem o poder de aproximar a linguagem popular da poética trazendo ao cotidiano dos alunos um toque de erudição, de emoção, que pode fazê-los mais sensíveis ao prazer de ler, de ouvir, de cantar... assim como aguçar a melhoria das capacidades de memorização, concentração, autodisciplina e criatividade. Em vista disso, em consonância com a ideia de inteligência emocional desenvolvida por Goleman, Salovey e Sluyter, como sendo a capacidade de perceber, avaliar e controlar as emoções reflexivamente, promovendo o crescimento emocional e intelectual, fundamentamos um percurso metodológico que investiga a prática de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental acerca dos efeitos da música e da poesia nas situações de aprendizagem de diferentes disciplinas do currículo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.