MÚSICA E POESIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM COGNOSCENTE E SOCIOEMOCIONAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98858 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5559 "inscrito_id" => 6149 "titulo" => "MÚSICA E POESIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM COGNOSCENTE E SOCIOEMOCIONAL" "resumo" => "Considerando os efeitos que a música e a poesia podem ter no desenvolvimento cognoscente e socioemocional de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, esse artigo objetiva incentivar professores a abrangerem a importância da música e da poesia no processo de percepção, avaliação e controle das emoções, bem como os efeitos positivos do seu uso como instrumento didático. Há de se perceber que a música se faz mais presente de fora para dentro das escolas e aqui será explanada uma proposta formativa a ser disseminada não apenas nas escolas, mas nas famílias e na sociedade como um todo. Hodiernamente, é notória a dedicação dos professores em fazer “Educação para a Sociedade”. Para isso, é necessária uma constante busca de estratégias que colaborem com a prática pedagógica. Nesse ínterim, é preciso ver a educação emocional como um fator que auxilia no desenvolvimento de competências intra e interpessoais. Assim, a arte expressa através de poesias e canções tem o poder de aproximar a linguagem popular da poética trazendo ao cotidiano dos alunos um toque de erudição, de emoção, que pode fazê-los mais sensíveis ao prazer de ler, de ouvir, de cantar... assim como aguçar a melhoria das capacidades de memorização, concentração, autodisciplina e criatividade. Em vista disso, em consonância com a ideia de inteligência emocional desenvolvida por Goleman, Salovey e Sluyter, como sendo a capacidade de perceber, avaliar e controlar as emoções reflexivamente, promovendo o crescimento emocional e intelectual, fundamentamos um percurso metodológico que investiga a prática de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental acerca dos efeitos da música e da poesia nas situações de aprendizagem de diferentes disciplinas do currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6149_TB5559_26082023213642.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KILMARA RODRIGUES" "autor_email" => "kywmarasantos@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98858 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5559 "inscrito_id" => 6149 "titulo" => "MÚSICA E POESIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM COGNOSCENTE E SOCIOEMOCIONAL" "resumo" => "Considerando os efeitos que a música e a poesia podem ter no desenvolvimento cognoscente e socioemocional de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, esse artigo objetiva incentivar professores a abrangerem a importância da música e da poesia no processo de percepção, avaliação e controle das emoções, bem como os efeitos positivos do seu uso como instrumento didático. Há de se perceber que a música se faz mais presente de fora para dentro das escolas e aqui será explanada uma proposta formativa a ser disseminada não apenas nas escolas, mas nas famílias e na sociedade como um todo. Hodiernamente, é notória a dedicação dos professores em fazer “Educação para a Sociedade”. Para isso, é necessária uma constante busca de estratégias que colaborem com a prática pedagógica. Nesse ínterim, é preciso ver a educação emocional como um fator que auxilia no desenvolvimento de competências intra e interpessoais. Assim, a arte expressa através de poesias e canções tem o poder de aproximar a linguagem popular da poética trazendo ao cotidiano dos alunos um toque de erudição, de emoção, que pode fazê-los mais sensíveis ao prazer de ler, de ouvir, de cantar... assim como aguçar a melhoria das capacidades de memorização, concentração, autodisciplina e criatividade. Em vista disso, em consonância com a ideia de inteligência emocional desenvolvida por Goleman, Salovey e Sluyter, como sendo a capacidade de perceber, avaliar e controlar as emoções reflexivamente, promovendo o crescimento emocional e intelectual, fundamentamos um percurso metodológico que investiga a prática de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental acerca dos efeitos da música e da poesia nas situações de aprendizagem de diferentes disciplinas do currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6149_TB5559_26082023213642.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KILMARA RODRIGUES" "autor_email" => "kywmarasantos@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }