SILVA, Valcidio Da et al.. Dificuldades de aprendizagem: ferramentas digitais. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/98834>. Acesso em: 23/11/2024 01:35
Atualmente as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a diversos fatores existentes, como os déficits de aprendizagem, desigualdades sociais, falta de melhoria do poder público nas instituições de ensino, formação docente, entre outros. Desta forma o presente artigo aborda o tema dificuldades de aprendizagem: ferramentas digitais, no intuito de auxiliar professores e alunos acerca do uso devido das tecnologias em prol de agilizar, horizontalizar para propiciar a capacitação dos profissionais da educação, a transmissão dos conteúdos e os recebimentos intencional pelos alunos no processo de ensino aprendizagem. Assim sendo este trabalho visa propor aos educadores do uso das tecnologias como ferramenta metodológicas na sala de aula para a aprendizagem dos educados. Como fundamentação básica da produção adota-se (KENSKI, 2007), (DUDENEY, HOCKLY, & PEGRUM, 2016)e (MACHADO, 2021) dentre outros que abordam o tema trabalhado. É adotada a pesquisa bibliográfica no estudo, tendo os caminhos metodológicos e uso de ferramentas, técnicas de pesquisa com bibliografias já publicadas que abordam o assunto. No tocante ao objetivo da pesquisa, propõem por meio de uma reflexão analítica da importância do educador utilizar a tecnologia a favor de uma aprendizagem contemporânea. Tendo como resultado a caracterização da necessidade de uma evolução do que se usa hoje para o que quer alcançar amanhã, numa perspectiva de agregar o interesse do educando ao que pressupõe ao conhecimento desejado pelo corpo docente no processo de alfabetização e letramento.