Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM SÃO PAULO DE OLIVENÇA-AM, BRA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As relações entre ensino e aprendizagem de estudantes e professores são cruciais para compor o processo formativo do sujeito crítico. Em São Paulo de Olivença-AM, a educação em Ciências Naturais foi discutida a partir de um evento denominado de “Ciências Naturais por Descoberta- CIENDES”, cujo foi um evento pensado no formato Fórum e Workshop, modalidade presencial, pautado e discutido no viés educativo, com premissa aos principais arcabouços teóricos que normatizam as diretrizes de aprendizado em Ciências da Natureza, tais como, na Base Nacional Comum Curricular- BNCC e, no Referencial Curricular do Amazonas- RCA. Neste trabalho, reuniu-se discentes do ensino fundamental II e, docentes que atuam na área de Ciências Naturais para construir importante espaço de diálogo, debate, aprendizado e encaminhamento de medidas para a garantia do direito à educação desta área do saber em São Paulo de Olivença-AM. Utilizou-se a Pesquisa-ação com abordagem qualitativa e, para análise dos dados, utilizou-se a observação participativa descritiva. Os resultados apontam que pelas precárias condições das escolas há uma necessidade de superações para que o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes seja garantido conforme as Diretrizes Curriculares. Percebeu-se que as discussões ocorridas no evento possibilitaram entender que os desafios, ora, no entorno do ensino em Ciências Naturais são perceptíveis, em grande maioria, as escolas não disponibilizam espaços formativos que permitam o desenvolvimento de habilidades dos estudantes nesta área do conhecimento. É necessário um olhar mitigador dos órgãos fomentadores para dispor de condições básicas nas escolas que colabore com a construção de uma educação científica. Portanto, o desafio é discutir o ensino de Ciências Naturais na proposta curricular, pois, acredita-se que, especificamente, a carga horária que está distribuída no ensino fundamental no componente curricular de Ciências da Natureza, mostra-se insuficiente para promulgar uma educação de qualidade nessa área do conhecimento.

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