HÄNSCH, Juliana Elisa et al.. Estudando frações: do concreto ao abstrato. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/95959>. Acesso em: 13/11/2024 06:55
Estudantes demonstram dificuldades em compreender as frações como parte de algo, diferenciá-las de um número inteiro, encontrar equivalências, ordená-las, efetuar as operações usuais, entre outros déficits. Motivadas por essas dificuldades iniciamos uma pesquisa que visa o desenvolvimento de materiais concretos e de uma sequência de atividades para o ensino dos cinco significados de frações (número, parte-todo, operador multiplicativo, medida e quociente) por meio da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas (MEAAMaRP), abordando dez etapas nas quais os alunos são os protagonistas da atividade. Os materiais explorados nas atividades são as barras de frações, contendo frações de um inteiro até um vinte avos, cortadas em MDF usando uma máquina de corte a laser. Em trabalhos correlatos, esse material se mostrou versátil e prático de manipular, pois auxilia a visualização da situação concreta para que o aluno possa abstrair os resultados obtidos e replicar em circunstâncias semelhantes. Além disso, organizamos as atividades da sequência de modo que os alunos construam o conhecimento gradativamente, explorando diferentes modos de representação, partindo do concreto até a forma algébrica, conforme a teoria dos Registros de Representação. Neste artigo, apresentaremos os resultados parciais dessa pesquisa com exemplos de atividades estruturadas apoiadas na MEAAMaRP e na teoria de Registros de Representação. Espera-se que, a partir da aplicação da proposta, os estudantes melhorem a capacidade de interpretação, generalização e abstração, e desenvolvam habilidades e estratégias de resolução de problemas.