Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS BENEFÍCIOS DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98682
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5319
    "inscrito_id" => 13260
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS BENEFÍCIOS DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO"
    "resumo" => "RESUMO Este artigo propõe apresentar os resultados de uma pesquisa a ser realizada segundo as experiências e percepções das professoras de Língua Portuguesa no 1° ano de uma escola do Ensino Fundamental, localizada no extremo Sul baiano. Iniciou-se a partir de inquietações durante um estágio em uma escola municipal desta cidade. Propõem-se compreender a influência existente entre literatura infantil e sucesso no processo de alfabetização e letramento. Questionou-se em que medida a literatura influencia no progresso da alfabetização nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, atentando para as considerações das professoras. Objetiva, portanto, apresentar a percepção das professoras em relação a influência que a literatura infantil exerce no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, esta pesquisa traçará um diálogo entre Delia Lerner (2002) e Magda Soares (2003), duas pesquisadoras, notadamente relacionadas ao processo de alfabetização. A partir destas referências, serão entrevistadas duas professoras da escola citada, considerando um questionário aberto. Definiu-se a escola em questão para ser pesquisada, pelo fato da orientanda da proposta deste trabalho participar neste espaço, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa iniciará após submissão à Plataforma Brasil e sua consequente aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). O projeto já se encontra tramitando para aprovação junto ao CEP. Além disto, os gestores da escola autorizaram a pesquisa no espaço escolar. Provavelmente a conclusão deste trabalho ocorrerá na segunda semana de agosto de 2023. Acredita-se que os resultados colaborarão para que discentes em Pedagogia percebam, pelas experiências da professoras, em que medida a literatura infantil influencia no processo de alfabetização. Além disto, os resultados serão apresentados na escola em que ocorrerá a pesquisa, possibilitando que demais professores se apropriem dos resultados. Palavras-chave: Alfabetização, Literatura infantil e Letramento, percepção das professoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13260_TB5319_04102023232326.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIULIA CAMPOS DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GIULIA"
    "autor_email" => "giuliacampos07.ss@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98682
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5319
    "inscrito_id" => 13260
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS BENEFÍCIOS DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO"
    "resumo" => "RESUMO Este artigo propõe apresentar os resultados de uma pesquisa a ser realizada segundo as experiências e percepções das professoras de Língua Portuguesa no 1° ano de uma escola do Ensino Fundamental, localizada no extremo Sul baiano. Iniciou-se a partir de inquietações durante um estágio em uma escola municipal desta cidade. Propõem-se compreender a influência existente entre literatura infantil e sucesso no processo de alfabetização e letramento. Questionou-se em que medida a literatura influencia no progresso da alfabetização nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, atentando para as considerações das professoras. Objetiva, portanto, apresentar a percepção das professoras em relação a influência que a literatura infantil exerce no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, esta pesquisa traçará um diálogo entre Delia Lerner (2002) e Magda Soares (2003), duas pesquisadoras, notadamente relacionadas ao processo de alfabetização. A partir destas referências, serão entrevistadas duas professoras da escola citada, considerando um questionário aberto. Definiu-se a escola em questão para ser pesquisada, pelo fato da orientanda da proposta deste trabalho participar neste espaço, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa iniciará após submissão à Plataforma Brasil e sua consequente aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). O projeto já se encontra tramitando para aprovação junto ao CEP. Além disto, os gestores da escola autorizaram a pesquisa no espaço escolar. Provavelmente a conclusão deste trabalho ocorrerá na segunda semana de agosto de 2023. Acredita-se que os resultados colaborarão para que discentes em Pedagogia percebam, pelas experiências da professoras, em que medida a literatura infantil influencia no processo de alfabetização. Além disto, os resultados serão apresentados na escola em que ocorrerá a pesquisa, possibilitando que demais professores se apropriem dos resultados. Palavras-chave: Alfabetização, Literatura infantil e Letramento, percepção das professoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13260_TB5319_04102023232326.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIULIA CAMPOS DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GIULIA"
    "autor_email" => "giuliacampos07.ss@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO Este artigo propõe apresentar os resultados de uma pesquisa a ser realizada segundo as experiências e percepções das professoras de Língua Portuguesa no 1° ano de uma escola do Ensino Fundamental, localizada no extremo Sul baiano. Iniciou-se a partir de inquietações durante um estágio em uma escola municipal desta cidade. Propõem-se compreender a influência existente entre literatura infantil e sucesso no processo de alfabetização e letramento. Questionou-se em que medida a literatura influencia no progresso da alfabetização nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, atentando para as considerações das professoras. Objetiva, portanto, apresentar a percepção das professoras em relação a influência que a literatura infantil exerce no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, esta pesquisa traçará um diálogo entre Delia Lerner (2002) e Magda Soares (2003), duas pesquisadoras, notadamente relacionadas ao processo de alfabetização. A partir destas referências, serão entrevistadas duas professoras da escola citada, considerando um questionário aberto. Definiu-se a escola em questão para ser pesquisada, pelo fato da orientanda da proposta deste trabalho participar neste espaço, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa iniciará após submissão à Plataforma Brasil e sua consequente aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). O projeto já se encontra tramitando para aprovação junto ao CEP. Além disto, os gestores da escola autorizaram a pesquisa no espaço escolar. Provavelmente a conclusão deste trabalho ocorrerá na segunda semana de agosto de 2023. Acredita-se que os resultados colaborarão para que discentes em Pedagogia percebam, pelas experiências da professoras, em que medida a literatura infantil influencia no processo de alfabetização. Além disto, os resultados serão apresentados na escola em que ocorrerá a pesquisa, possibilitando que demais professores se apropriem dos resultados. Palavras-chave: Alfabetização, Literatura infantil e Letramento, percepção das professoras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.