A partir da globalização se tornou mais fácil a comunicação. Logo, uma informação que passavam dias para chegar a alguém, hoje, em menos de um segundo está à vista da outra pessoa. Essa praticidade se desenvolveu não só pelo mecanismo do telefonema, ferramenta que compõem o aparelho celular, mas pelo uso das redes sociais a qual deixou as conversas mais instantâneas e dinâmicas. Tendo em vista que fazemos parte de uma era digital na qual a maioria da população mundial possui um aparelho celular e tem acesso à informação, podemos utilizar as mídias sociais como produto para o desenvolvimento educacional, tanto dentro da sala de aula enquanto fora. Neste sentido, este artigo se propõe discutir mecanismos que contribuam na produção educacional levando em consideração que grande parte das crianças e jovens estão imersos na realidade virtual e, como se propõem a pedagogia freiriana, fazer com que o aluno se torne agente protagonista, a junção desses ideais contribui para a facilitação do processo de ensino e aprendizagem, o tornando mais atrativo e dinâmico. O referencial teórico proposto está baseado nos estudos de FIALHO & SOUSA (2019), WERHMULLER & SILVEIRA (2012), ALLEGRETTI; HESSEL; HARDAGH; SILVA (2012), COELHO (2017) e a metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental cujo pesquisas neste segmento serviram de suporte de reflexão para este trabalho. Portanto, o presente artigo vem a defender a importância das mídias sociais como ferramenta interativa entre professores e alunos para a construção do saber, através de uma aprendizagem interativa e colaborativa.