O artigo registra de forma reflexiva o contexto histórico da educação ambiental no Brasil. Faz parte das leituras feitas durante a realização da disciplina Epistemologia Ecológica vivenciada no curso de Doutorado em Ensino oferecido pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Polo UFRPE. Utiliza-se a metodologia ensaística, pretende-se registrar conceitos e reflexões dos autores que compõem o referencial teórico. Busca-se realizar um diálogo escrito entre os autores: Left (1999), Leroy (2002), Lima (2003). Loureiro (2006), Orlandi (1996) e Carvalho (2001). O trabalho aborda a temática da Educação Ambiental crítica no momento em que muitas discussões aparecem sobre o desenvolvimento sustentável. É importante escrever e refletir também sobre o contexto mundial e os posicionamentos sobre educação ambiental apresentados hodiernamente para compreender quais são os desdobramentos e as possíveis interações que podem ser realizadas também no ambiente escolar. Destacam-se pontos importantes no trabalho, tais como a crise ambiental que interdita caminhos para o desenvolvimento humano, o desenvolvimento econômico baseado no capitalismo que enfraquece a sensibilidade ambiental nas pessoas e atinge um problema grave de dimensão planetária. Reflete-se ainda que em se tratando do ensino de ciências, observa-se a importância conferida ao desenvolvimento de uma compreensão crítica da ciência, da tecnologia e de seus impactos profundos na cultura, no ambiente e nos comportamentos humanos. Contrapondo-se a um viés meramente conteudista, apresenta-se um enfoque fundamentado na alfabetização científica e nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A partir dos enfoques, interpela-se acerca da complexidade dos cuidados com o meio ambiente, assunto atual e importante, que não se fecha em uma área de conhecimento, mas, ao contrário, abre-se como uma rosa com várias pétalas de conhecimentos. Neste trabalho busca-se fazer uma relação entre a educação ambiental com abordagem CTSA, com objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e professores.