REFLEXÕES SOBRE O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE: NA BUSCA POR UM PENSAMENTO CRÍTICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98635 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5256 "inscrito_id" => 847 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE: NA BUSCA POR UM PENSAMENTO CRÍTICO" "resumo" => "O artigo registra de forma reflexiva o contexto histórico da educação ambiental no Brasil. Faz parte das leituras feitas durante a realização da disciplina Epistemologia Ecológica vivenciada no curso de Doutorado em Ensino oferecido pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Polo UFRPE. Utiliza-se a metodologia ensaística, pretende-se registrar conceitos e reflexões dos autores que compõem o referencial teórico. Busca-se realizar um diálogo escrito entre os autores: Left (1999), Leroy (2002), Lima (2003). Loureiro (2006), Orlandi (1996) e Carvalho (2001). O trabalho aborda a temática da Educação Ambiental crítica no momento em que muitas discussões aparecem sobre o desenvolvimento sustentável. É importante escrever e refletir também sobre o contexto mundial e os posicionamentos sobre educação ambiental apresentados hodiernamente para compreender quais são os desdobramentos e as possíveis interações que podem ser realizadas também no ambiente escolar. Destacam-se pontos importantes no trabalho, tais como a crise ambiental que interdita caminhos para o desenvolvimento humano, o desenvolvimento econômico baseado no capitalismo que enfraquece a sensibilidade ambiental nas pessoas e atinge um problema grave de dimensão planetária. Reflete-se ainda que em se tratando do ensino de ciências, observa-se a importância conferida ao desenvolvimento de uma compreensão crítica da ciência, da tecnologia e de seus impactos profundos na cultura, no ambiente e nos comportamentos humanos. Contrapondo-se a um viés meramente conteudista, apresenta-se um enfoque fundamentado na alfabetização científica e nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A partir dos enfoques, interpela-se acerca da complexidade dos cuidados com o meio ambiente, assunto atual e importante, que não se fecha em uma área de conhecimento, mas, ao contrário, abre-se como uma rosa com várias pétalas de conhecimentos. Neste trabalho busca-se fazer uma relação entre a educação ambiental com abordagem CTSA, com objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID847_TB5256_03102023234136.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILCA MARIA CAVALCANTI DE PAULA" "autor_nome_curto" => "Milca Maria Cav" "autor_email" => "milcanti@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98635 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5256 "inscrito_id" => 847 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE: NA BUSCA POR UM PENSAMENTO CRÍTICO" "resumo" => "O artigo registra de forma reflexiva o contexto histórico da educação ambiental no Brasil. Faz parte das leituras feitas durante a realização da disciplina Epistemologia Ecológica vivenciada no curso de Doutorado em Ensino oferecido pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Polo UFRPE. Utiliza-se a metodologia ensaística, pretende-se registrar conceitos e reflexões dos autores que compõem o referencial teórico. Busca-se realizar um diálogo escrito entre os autores: Left (1999), Leroy (2002), Lima (2003). Loureiro (2006), Orlandi (1996) e Carvalho (2001). O trabalho aborda a temática da Educação Ambiental crítica no momento em que muitas discussões aparecem sobre o desenvolvimento sustentável. É importante escrever e refletir também sobre o contexto mundial e os posicionamentos sobre educação ambiental apresentados hodiernamente para compreender quais são os desdobramentos e as possíveis interações que podem ser realizadas também no ambiente escolar. Destacam-se pontos importantes no trabalho, tais como a crise ambiental que interdita caminhos para o desenvolvimento humano, o desenvolvimento econômico baseado no capitalismo que enfraquece a sensibilidade ambiental nas pessoas e atinge um problema grave de dimensão planetária. Reflete-se ainda que em se tratando do ensino de ciências, observa-se a importância conferida ao desenvolvimento de uma compreensão crítica da ciência, da tecnologia e de seus impactos profundos na cultura, no ambiente e nos comportamentos humanos. Contrapondo-se a um viés meramente conteudista, apresenta-se um enfoque fundamentado na alfabetização científica e nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A partir dos enfoques, interpela-se acerca da complexidade dos cuidados com o meio ambiente, assunto atual e importante, que não se fecha em uma área de conhecimento, mas, ao contrário, abre-se como uma rosa com várias pétalas de conhecimentos. Neste trabalho busca-se fazer uma relação entre a educação ambiental com abordagem CTSA, com objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID847_TB5256_03102023234136.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILCA MARIA CAVALCANTI DE PAULA" "autor_nome_curto" => "Milca Maria Cav" "autor_email" => "milcanti@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }