Nas camadas educacionais há diversidade, e para isso, trabalhar de forma interdisciplinar com as infâncias que se encontram no ambiente escolar requer que sejam desenvolvidas formas de valorizá-las, pensando em uma construção social e criando conexões com a realidade que ressignifique o que deve ser entendido na educação infantil, utilizando-se de atividades que busquem a autonomia dos indivíduos por meio das aulas de educação física com ênfase na psicomotricidade e de maneira interdisciplinar baseado em outros conhecimentos agregados ao movimento, reverberando um significado. O objetivo deste trabalho é compreender como os Trabalhos de conclusão de curso ( Tcc) da educação física abordam a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem na relação com a psicomotricidade. O presente estudo de caráter qualitativo, denominado especificamente de estado da Arte, de percurso metodológico de revisão bibliográfica da literatura, tomamos como lócus de pesquisa a Biblioteca Setorial do Centro Acadêmico da Vitória, analisando os TCCs, da licenciatura em Educação física, do ano 2013 a 2023. Por meio das análises dos estudos encontrados, podemos destacar que o desenvolvimento do esquema psicomotriz e da autonomia nas crianças de maneira interdisciplinar foi objeto de estudo, onde as crianças tornaram-se protagonistas na busca da autonomia e da apropriação do esquema psicomotriz, tornando-os capazes de realizar ações básicas que precisam de movimentos coordenados pensados e executados para se ter um objetivo de construção da autonomia agregado ao modelo interdisciplinar. Infere-se, portanto, que o ato pedagógico, tem influências significativas para integrar o aluno e para que ele como um ser total seja desenvolvido de forma autônoma.