Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUTOS PARA UM ESTADO DA ARTE :A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA PSICOMOTICIDADE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98628
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5247
    "inscrito_id" => 20680
    "titulo" => "CONTRIBUTOS PARA UM ESTADO DA ARTE :A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA PSICOMOTICIDADE"
    "resumo" => "Nas camadas educacionais há diversidade, e para isso, trabalhar de forma interdisciplinar com as infâncias que se encontram no ambiente escolar requer que sejam desenvolvidas formas de valorizá-las, pensando em uma construção social e criando conexões com a realidade que ressignifique o que deve ser entendido na educação infantil, utilizando-se de atividades que busquem a autonomia dos indivíduos por meio das aulas de educação física com ênfase na psicomotricidade e de maneira interdisciplinar baseado em outros conhecimentos agregados ao movimento, reverberando um significado. O objetivo deste trabalho é compreender como os Trabalhos de conclusão de curso ( Tcc) da educação física abordam a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem na relação com a psicomotricidade. O presente estudo de caráter qualitativo, denominado especificamente de estado da Arte, de percurso metodológico de revisão bibliográfica da literatura, tomamos como lócus de pesquisa a Biblioteca Setorial do Centro Acadêmico da Vitória, analisando os TCCs, da licenciatura em Educação física, do ano 2013 a 2023. Por meio das análises dos estudos encontrados, podemos destacar que o desenvolvimento do esquema psicomotriz e da autonomia nas crianças de maneira interdisciplinar foi objeto de estudo, onde as crianças tornaram-se protagonistas na busca da autonomia e da apropriação do esquema psicomotriz, tornando-os capazes de realizar ações básicas que precisam de movimentos coordenados pensados e executados para se ter um objetivo de construção da autonomia agregado ao modelo interdisciplinar. Infere-se, portanto, que o ato pedagógico, tem influências significativas para integrar o aluno e para que ele como um ser total seja desenvolvido de forma autônoma."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20680_TB5247_19062023225216.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÁRIO CARLOS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DÁRIO"
    "autor_email" => "dario.carlos321@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98628
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5247
    "inscrito_id" => 20680
    "titulo" => "CONTRIBUTOS PARA UM ESTADO DA ARTE :A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA PSICOMOTICIDADE"
    "resumo" => "Nas camadas educacionais há diversidade, e para isso, trabalhar de forma interdisciplinar com as infâncias que se encontram no ambiente escolar requer que sejam desenvolvidas formas de valorizá-las, pensando em uma construção social e criando conexões com a realidade que ressignifique o que deve ser entendido na educação infantil, utilizando-se de atividades que busquem a autonomia dos indivíduos por meio das aulas de educação física com ênfase na psicomotricidade e de maneira interdisciplinar baseado em outros conhecimentos agregados ao movimento, reverberando um significado. O objetivo deste trabalho é compreender como os Trabalhos de conclusão de curso ( Tcc) da educação física abordam a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem na relação com a psicomotricidade. O presente estudo de caráter qualitativo, denominado especificamente de estado da Arte, de percurso metodológico de revisão bibliográfica da literatura, tomamos como lócus de pesquisa a Biblioteca Setorial do Centro Acadêmico da Vitória, analisando os TCCs, da licenciatura em Educação física, do ano 2013 a 2023. Por meio das análises dos estudos encontrados, podemos destacar que o desenvolvimento do esquema psicomotriz e da autonomia nas crianças de maneira interdisciplinar foi objeto de estudo, onde as crianças tornaram-se protagonistas na busca da autonomia e da apropriação do esquema psicomotriz, tornando-os capazes de realizar ações básicas que precisam de movimentos coordenados pensados e executados para se ter um objetivo de construção da autonomia agregado ao modelo interdisciplinar. Infere-se, portanto, que o ato pedagógico, tem influências significativas para integrar o aluno e para que ele como um ser total seja desenvolvido de forma autônoma."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20680_TB5247_19062023225216.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÁRIO CARLOS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DÁRIO"
    "autor_email" => "dario.carlos321@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nas camadas educacionais há diversidade, e para isso, trabalhar de forma interdisciplinar com as infâncias que se encontram no ambiente escolar requer que sejam desenvolvidas formas de valorizá-las, pensando em uma construção social e criando conexões com a realidade que ressignifique o que deve ser entendido na educação infantil, utilizando-se de atividades que busquem a autonomia dos indivíduos por meio das aulas de educação física com ênfase na psicomotricidade e de maneira interdisciplinar baseado em outros conhecimentos agregados ao movimento, reverberando um significado. O objetivo deste trabalho é compreender como os Trabalhos de conclusão de curso ( Tcc) da educação física abordam a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem na relação com a psicomotricidade. O presente estudo de caráter qualitativo, denominado especificamente de estado da Arte, de percurso metodológico de revisão bibliográfica da literatura, tomamos como lócus de pesquisa a Biblioteca Setorial do Centro Acadêmico da Vitória, analisando os TCCs, da licenciatura em Educação física, do ano 2013 a 2023. Por meio das análises dos estudos encontrados, podemos destacar que o desenvolvimento do esquema psicomotriz e da autonomia nas crianças de maneira interdisciplinar foi objeto de estudo, onde as crianças tornaram-se protagonistas na busca da autonomia e da apropriação do esquema psicomotriz, tornando-os capazes de realizar ações básicas que precisam de movimentos coordenados pensados e executados para se ter um objetivo de construção da autonomia agregado ao modelo interdisciplinar. Infere-se, portanto, que o ato pedagógico, tem influências significativas para integrar o aluno e para que ele como um ser total seja desenvolvido de forma autônoma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.