Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO RACIAL: UMA DISCUSSÃO INEGOCIÁVEL DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101230
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8951
    "inscrito_id" => 25709
    "titulo" => "LETRAMENTO RACIAL: UMA DISCUSSÃO INEGOCIÁVEL DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O letramento racial na educação apresenta-se como uma das questões que devem ser avultadas, por tratar-se da habilidade de compreensão e análise de comportamentos acerca das relações étnico-raciais. Refere-se a uma atuação educativa voltada para o desenvolvimento da desconstrução de estereótipos velados ou explícitos na esfera social, no que concerne a população negra. Para tanto, a pesquisa possui como objeto de estudo, o letramento racial explorado no âmbito escolar. Dito isto, a presente pesquisa engendra-se em discussões que envolta o cenário escolar, no tocante a inserção de práticas de reconhecimento da importância dos negros em nosso país, de tal modo, a configurá-los como população majoritária de nosso território. Com isso, o estudo infere como objetivo geral: Investigar as práticas de letramento racial, através de atividades práticas e teóricas tecidas na esfera escolar, acerca da população negra. Sendo assim, tendo como objetivos específicos: Descrever como os materiais didáticos do 1° ano salientam a valorização da etnia negra; além de discutir desafios e possibilidades que a escola possui na introdução do letramento racial. Quanto à metodologia, será do tipo bibliográfica de abordagem qualitativa. Amparando-se dessa forma em autores, como: Soares (2004), Ferreira (2014), Tate (1997), Almeida (2017), dentre outros. Outrossim, é imprescindível que uma gama de discussões, sobretudo, alinhadas às práticas que democratizem a valorização da cultura afro-brasileira, não somente no dia 20 de novembro, mas no decorrer do ano a letivo, a fim de rechaçar práticas racistas na esfera educacional, refletindo com isso, na busca de uma sociedade justa e igualitária nas várias dimensões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID25709_TB8951_21082023212950.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAISE KATIANE ALENCAR LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LAISE LIMA"
    "autor_email" => "laise.k.alencar.lima@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101230
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8951
    "inscrito_id" => 25709
    "titulo" => "LETRAMENTO RACIAL: UMA DISCUSSÃO INEGOCIÁVEL DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O letramento racial na educação apresenta-se como uma das questões que devem ser avultadas, por tratar-se da habilidade de compreensão e análise de comportamentos acerca das relações étnico-raciais. Refere-se a uma atuação educativa voltada para o desenvolvimento da desconstrução de estereótipos velados ou explícitos na esfera social, no que concerne a população negra. Para tanto, a pesquisa possui como objeto de estudo, o letramento racial explorado no âmbito escolar. Dito isto, a presente pesquisa engendra-se em discussões que envolta o cenário escolar, no tocante a inserção de práticas de reconhecimento da importância dos negros em nosso país, de tal modo, a configurá-los como população majoritária de nosso território. Com isso, o estudo infere como objetivo geral: Investigar as práticas de letramento racial, através de atividades práticas e teóricas tecidas na esfera escolar, acerca da população negra. Sendo assim, tendo como objetivos específicos: Descrever como os materiais didáticos do 1° ano salientam a valorização da etnia negra; além de discutir desafios e possibilidades que a escola possui na introdução do letramento racial. Quanto à metodologia, será do tipo bibliográfica de abordagem qualitativa. Amparando-se dessa forma em autores, como: Soares (2004), Ferreira (2014), Tate (1997), Almeida (2017), dentre outros. Outrossim, é imprescindível que uma gama de discussões, sobretudo, alinhadas às práticas que democratizem a valorização da cultura afro-brasileira, não somente no dia 20 de novembro, mas no decorrer do ano a letivo, a fim de rechaçar práticas racistas na esfera educacional, refletindo com isso, na busca de uma sociedade justa e igualitária nas várias dimensões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID25709_TB8951_21082023212950.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAISE KATIANE ALENCAR LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LAISE LIMA"
    "autor_email" => "laise.k.alencar.lima@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O letramento racial na educação apresenta-se como uma das questões que devem ser avultadas, por tratar-se da habilidade de compreensão e análise de comportamentos acerca das relações étnico-raciais. Refere-se a uma atuação educativa voltada para o desenvolvimento da desconstrução de estereótipos velados ou explícitos na esfera social, no que concerne a população negra. Para tanto, a pesquisa possui como objeto de estudo, o letramento racial explorado no âmbito escolar. Dito isto, a presente pesquisa engendra-se em discussões que envolta o cenário escolar, no tocante a inserção de práticas de reconhecimento da importância dos negros em nosso país, de tal modo, a configurá-los como população majoritária de nosso território. Com isso, o estudo infere como objetivo geral: Investigar as práticas de letramento racial, através de atividades práticas e teóricas tecidas na esfera escolar, acerca da população negra. Sendo assim, tendo como objetivos específicos: Descrever como os materiais didáticos do 1° ano salientam a valorização da etnia negra; além de discutir desafios e possibilidades que a escola possui na introdução do letramento racial. Quanto à metodologia, será do tipo bibliográfica de abordagem qualitativa. Amparando-se dessa forma em autores, como: Soares (2004), Ferreira (2014), Tate (1997), Almeida (2017), dentre outros. Outrossim, é imprescindível que uma gama de discussões, sobretudo, alinhadas às práticas que democratizem a valorização da cultura afro-brasileira, não somente no dia 20 de novembro, mas no decorrer do ano a letivo, a fim de rechaçar práticas racistas na esfera educacional, refletindo com isso, na busca de uma sociedade justa e igualitária nas várias dimensões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.