O letramento racial na educação apresenta-se como uma das questões que devem ser avultadas, por tratar-se da habilidade de compreensão e análise de comportamentos acerca das relações étnico-raciais. Refere-se a uma atuação educativa voltada para o desenvolvimento da desconstrução de estereótipos velados ou explícitos na esfera social, no que concerne a população negra. Para tanto, a pesquisa possui como objeto de estudo, o letramento racial explorado no âmbito escolar. Dito isto, a presente pesquisa engendra-se em discussões que envolta o cenário escolar, no tocante a inserção de práticas de reconhecimento da importância dos negros em nosso país, de tal modo, a configurá-los como população majoritária de nosso território. Com isso, o estudo infere como objetivo geral: Investigar as práticas de letramento racial, através de atividades práticas e teóricas tecidas na esfera escolar, acerca da população negra. Sendo assim, tendo como objetivos específicos: Descrever como os materiais didáticos do 1° ano salientam a valorização da etnia negra; além de discutir desafios e possibilidades que a escola possui na introdução do letramento racial. Quanto à metodologia, será do tipo bibliográfica de abordagem qualitativa. Amparando-se dessa forma em autores, como: Soares (2004), Ferreira (2014), Tate (1997), Almeida (2017), dentre outros. Outrossim, é imprescindível que uma gama de discussões, sobretudo, alinhadas às práticas que democratizem a valorização da cultura afro-brasileira, não somente no dia 20 de novembro, mas no decorrer do ano a letivo, a fim de rechaçar práticas racistas na esfera educacional, refletindo com isso, na busca de uma sociedade justa e igualitária nas várias dimensões.