OS EFEITOS DAS EXTENSÕES UNIVERSITÁRIAS PROBEX NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98472 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5060 "inscrito_id" => 5244 "titulo" => "OS EFEITOS DAS EXTENSÕES UNIVERSITÁRIAS PROBEX NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA" "resumo" => "Esta pesquisa investiga os efeitos das extensões universitárias PROBEX, oferecidas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na formação de professores de Língua Portuguesa (LP), utilizando a Teoria Dialógica da Linguagem (TDL) de Bakhtin e o Círculo como base teórica. Através de entrevistas com ex-alunos da extensão que trabalharam com a abordagem dialógica, busca-se compreender os efeitos dessa experiência na formação desses docentes. A extensão universitária é uma prática que promove a interação entre a universidade e a sociedade, criando um espaço de aprendizagem e troca de conhecimentos. No contexto das extensões de LP, o objetivo é formar professores utilizando a TDL, enfatizando a interação discursiva e o contato com diferentes gêneros para a construção de significados. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas com ex-alunos da extensão que vivenciaram a aplicação da TDL em suas atividades. A partir desses relatos, serão identificados os efeitos da extensão na formação desses professores, explorando como a abordagem dialógica contribuiu para o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva em sua práxis docente. Os resultados preliminares indicam que a extensão fundamentada na TDL possibilitou uma formação reflexiva dos participantes, ajudando-os a compreender a importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem. Os entrevistados ressaltaram a relevância da abordagem dialógica para promover uma educação participativa e democrática, facilitando a interação entre os alunos e a construção coletiva do conhecimento. Além disso, os resultados apontam para aprimoramentos na formação de professores e no planejamento de programas de extensão na área de LP, visando a uma educação mais crítica, reflexiva e dialógica, que valorize o diálogo e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, a fim de fortalecer a abordagem dialógica e seu potencial transformador no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5244_TB5060_19062023201453.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES" "autor_nome_curto" => "Ewerton" "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98472 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5060 "inscrito_id" => 5244 "titulo" => "OS EFEITOS DAS EXTENSÕES UNIVERSITÁRIAS PROBEX NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA" "resumo" => "Esta pesquisa investiga os efeitos das extensões universitárias PROBEX, oferecidas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na formação de professores de Língua Portuguesa (LP), utilizando a Teoria Dialógica da Linguagem (TDL) de Bakhtin e o Círculo como base teórica. Através de entrevistas com ex-alunos da extensão que trabalharam com a abordagem dialógica, busca-se compreender os efeitos dessa experiência na formação desses docentes. A extensão universitária é uma prática que promove a interação entre a universidade e a sociedade, criando um espaço de aprendizagem e troca de conhecimentos. No contexto das extensões de LP, o objetivo é formar professores utilizando a TDL, enfatizando a interação discursiva e o contato com diferentes gêneros para a construção de significados. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas com ex-alunos da extensão que vivenciaram a aplicação da TDL em suas atividades. A partir desses relatos, serão identificados os efeitos da extensão na formação desses professores, explorando como a abordagem dialógica contribuiu para o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva em sua práxis docente. Os resultados preliminares indicam que a extensão fundamentada na TDL possibilitou uma formação reflexiva dos participantes, ajudando-os a compreender a importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem. Os entrevistados ressaltaram a relevância da abordagem dialógica para promover uma educação participativa e democrática, facilitando a interação entre os alunos e a construção coletiva do conhecimento. Além disso, os resultados apontam para aprimoramentos na formação de professores e no planejamento de programas de extensão na área de LP, visando a uma educação mais crítica, reflexiva e dialógica, que valorize o diálogo e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, a fim de fortalecer a abordagem dialógica e seu potencial transformador no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5244_TB5060_19062023201453.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES" "autor_nome_curto" => "Ewerton" "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }