Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POTENCIALIDADE DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA BREVE REVISÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98360
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4916
    "inscrito_id" => 18497
    "titulo" => "A POTENCIALIDADE DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA BREVE REVISÃO"
    "resumo" => "O presente estudo objetiva revisar e avaliar o potencial do uso de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de Química. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa que usa análise de documentos, tais como dissertações e teses, para a construção do corpus de análise. Foi realizada uma busca na base de dados científicos Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Pesquisou-se pelas seguintes palavras-chave: História em Quadrinhos, Ensino de Química e Métodos de Ensino, visando a obtenção de trabalhos dentro do recorte temporal de 2019 a 2023.. Foram retornados cinco trabalhos. Dentre esses, apenas três estavam alinhados com a proposta dessa revisão, analisar a construção e utilização de HQs como recurso didático no Ensino de Química. Para a análise tomou-se como aportes teóricos: Fagundes (2019), Linsingen (2008), Oliveira (2021), Rodrigues (2021), dentre outros. Com a análise dos trabalhos selecionados, foi possível perceber que os estudos apresentam abordagem predominantemente qualitativa, de carácter exploratório, partindo de uma pesquisa bibliográfica e documental. Ademais, o uso de HQs é um importante recurso disponível para a problematização de conceitos científicos e suas implicações ambientais, sociais e políticas. Apesar de ser um tema em ascensão, ressalta-se a escassez de estudos na literatura, seja pesquisa base, seja pesquisa aplicada. Espera-se, portanto, que esse trabalho incentive a pesquisa extensiva dessa temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18497_TB4916_20092023075857.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISMAEL DE ALENCAR PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "ISMAEL ALENCAR"
    "autor_email" => "ismaelalencar001@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98360
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4916
    "inscrito_id" => 18497
    "titulo" => "A POTENCIALIDADE DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA BREVE REVISÃO"
    "resumo" => "O presente estudo objetiva revisar e avaliar o potencial do uso de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de Química. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa que usa análise de documentos, tais como dissertações e teses, para a construção do corpus de análise. Foi realizada uma busca na base de dados científicos Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Pesquisou-se pelas seguintes palavras-chave: História em Quadrinhos, Ensino de Química e Métodos de Ensino, visando a obtenção de trabalhos dentro do recorte temporal de 2019 a 2023.. Foram retornados cinco trabalhos. Dentre esses, apenas três estavam alinhados com a proposta dessa revisão, analisar a construção e utilização de HQs como recurso didático no Ensino de Química. Para a análise tomou-se como aportes teóricos: Fagundes (2019), Linsingen (2008), Oliveira (2021), Rodrigues (2021), dentre outros. Com a análise dos trabalhos selecionados, foi possível perceber que os estudos apresentam abordagem predominantemente qualitativa, de carácter exploratório, partindo de uma pesquisa bibliográfica e documental. Ademais, o uso de HQs é um importante recurso disponível para a problematização de conceitos científicos e suas implicações ambientais, sociais e políticas. Apesar de ser um tema em ascensão, ressalta-se a escassez de estudos na literatura, seja pesquisa base, seja pesquisa aplicada. Espera-se, portanto, que esse trabalho incentive a pesquisa extensiva dessa temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18497_TB4916_20092023075857.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISMAEL DE ALENCAR PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "ISMAEL ALENCAR"
    "autor_email" => "ismaelalencar001@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo objetiva revisar e avaliar o potencial do uso de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de Química. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa que usa análise de documentos, tais como dissertações e teses, para a construção do corpus de análise. Foi realizada uma busca na base de dados científicos Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Pesquisou-se pelas seguintes palavras-chave: História em Quadrinhos, Ensino de Química e Métodos de Ensino, visando a obtenção de trabalhos dentro do recorte temporal de 2019 a 2023.. Foram retornados cinco trabalhos. Dentre esses, apenas três estavam alinhados com a proposta dessa revisão, analisar a construção e utilização de HQs como recurso didático no Ensino de Química. Para a análise tomou-se como aportes teóricos: Fagundes (2019), Linsingen (2008), Oliveira (2021), Rodrigues (2021), dentre outros. Com a análise dos trabalhos selecionados, foi possível perceber que os estudos apresentam abordagem predominantemente qualitativa, de carácter exploratório, partindo de uma pesquisa bibliográfica e documental. Ademais, o uso de HQs é um importante recurso disponível para a problematização de conceitos científicos e suas implicações ambientais, sociais e políticas. Apesar de ser um tema em ascensão, ressalta-se a escassez de estudos na literatura, seja pesquisa base, seja pesquisa aplicada. Espera-se, portanto, que esse trabalho incentive a pesquisa extensiva dessa temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.