Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA PARA A PRÁTICA DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar as experiências proporcionadas pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Ministério da Educação (MEC), apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O foco é destacar a relevância desse programa para os estudantes de licenciatura e pesquisadores da educação, como uma contribuição para a prática docente. As vivências descritas ocorreram no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020, sendo que as análises apresentadas neste trabalho são referentes ao período de fevereiro a julho de 2019. O campo empírico utilizado foi uma turma de 5º ano do ensino fundamental, composta por 30 alunos, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande/PB, juntamente com o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I). O PRP proporcionou aos participantes uma imersão no ambiente escolar e na sala de aula, oferecendo cursos de formação com palestras, observações participativas, planejamentos e regências de aulas orientadas. O objetivo era proporcionar aos futuros docentes uma experiência prática na escola, fortalecendo a relação entre teoria e prática, em sintonia com a realidade. Como embasamento teórico, foram utilizados autores como Nóvoa (1992), Freire (1996), Libâneo (1994), Pimenta e Lima (2004), Moran (2015) e outros. O PRP é um programa de grande importância, pois permite aos licenciandos estabelecer uma ponte entre a teoria e a prática, fortalecendo o estágio por meio dos cursos de formação, observações participativas e regências. Nesse processo, a utilização de metodologias e recursos didáticos diferenciados fortaleceram o ensino e a aprendizagem, resultando em um maior rendimento para a turma. A Residência Pedagógica desempenha um papel fundamental na formação docente, contribuindo de forma positiva para a atuação na sala de aula e para a qualidade dos processos formativos dos licenciandos e dos estudantes do ensino fundamental.

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