Estudar as escolas literárias da literatura brasileira é fundamental para a compreensão da evolução literária no nosso país e significa acompanhar ao longo do tempo a transformação dessa manifestação artística, visto que os artistas convergem para as mesmas características estilísticas de acordo com cada época. Levando isto em consideração, de maneira similar, este estudo de objetiva apresentar uma linha do tempo das fases da literatura surda brasileira, evidenciando o período, o estilo e as principais obras de cada época. Quanto aos procedimentos técnicos, é de base bibliográfica e documental, por fazer uso de um acervo teórico e páginas de Web sites, respectivamente, e, quanto à abordagem, é de cunho qualitativo, por ser uma pesquisa descritiva e não quantificável. Partindo da convergência teórica entre Peixoto (2020) e Sutton-Spence (2021), o presente trabalho vai além de uma classificação de conjuntos de obras literárias da comunidade surda brasileira. O intuito da periodização da história da literatura proposta foi aprofundar as discussões das manifestações literárias desta comunidade linguística, relacionando ao momento histórico, político e social, no intervalo de tempo compreendido entre a década de 90 a atualidade, período de trajetória desta tradição literária sinalizada em nosso país, que embora recente, já apresenta uma variedade de publicações de diferentes gêneros literários.