Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS ESCOLAS: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DE PRÁTICAS AGRESSIVAS DOS ALUNOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97928
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4368
    "inscrito_id" => 14668
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS ESCOLAS: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DE PRÁTICAS AGRESSIVAS DOS ALUNOS"
    "resumo" => "Notícias recorrentes de agressões entre alunos têm preocupado a comunidade escolar, visto que os veículos de comunicação evidenciam diversos casos de agressões físicas, verbais e psicológicas ocorrendo entre os estudantes, bem como agressões destes direcionadas aos professores. Um exemplo marcante destes fatos foi o assassinato de uma professora na cidade de São Paulo em março de 2023, que foi amplamente divulgado pela mídia, tal como tantos outros relatos de agressão. Assim, mediante a elevação dos índices que marcam esses episódios, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância da atuação do psicólogo escolar na capacitação dos profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em seus alunos, como uma estratégia para a redução de diferentes tipos de agressões na escola. À vista disto, o desenvolvimento deste trabalho se deu através de uma revisão de caráter narrativa dos materiais já publicados acerca da temática encontrada na literatura científica. Para tanto, recorreu-se aos mecanismos Google Scholar, SciELO, Periódicos CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir da análise dos resultados, evidenciou-se que os profissionais relatam dificuldades para intervir em situações de agressão, afirmando a necessidade de uma capacitação voltada para o manejo desses comportamentos em sala de aula, com o intuito de atuar na redução das condutas inadequadas dos alunos. Neste sentido, considerando que a agressão presente nas escolas pode resultar em consequências danosas para a aprendizagem e para a saúde integral dos envolvidos, observou-se a importância da atuação de psicólogos escolares no desenvolvimento de qualificações socioemocionais junto aos docentes, visto a eficácia destas práticas na redução dos diferentes tipos de agressão. Assim, espera-se que este estudo forneça subsídios para que os profissionais da educação possam executar intervenções em prol da minimização de práticas agressivas no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14668_TB4368_04102023225644.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULYANE"
    "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97928
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4368
    "inscrito_id" => 14668
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS ESCOLAS: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DE PRÁTICAS AGRESSIVAS DOS ALUNOS"
    "resumo" => "Notícias recorrentes de agressões entre alunos têm preocupado a comunidade escolar, visto que os veículos de comunicação evidenciam diversos casos de agressões físicas, verbais e psicológicas ocorrendo entre os estudantes, bem como agressões destes direcionadas aos professores. Um exemplo marcante destes fatos foi o assassinato de uma professora na cidade de São Paulo em março de 2023, que foi amplamente divulgado pela mídia, tal como tantos outros relatos de agressão. Assim, mediante a elevação dos índices que marcam esses episódios, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância da atuação do psicólogo escolar na capacitação dos profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em seus alunos, como uma estratégia para a redução de diferentes tipos de agressões na escola. À vista disto, o desenvolvimento deste trabalho se deu através de uma revisão de caráter narrativa dos materiais já publicados acerca da temática encontrada na literatura científica. Para tanto, recorreu-se aos mecanismos Google Scholar, SciELO, Periódicos CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir da análise dos resultados, evidenciou-se que os profissionais relatam dificuldades para intervir em situações de agressão, afirmando a necessidade de uma capacitação voltada para o manejo desses comportamentos em sala de aula, com o intuito de atuar na redução das condutas inadequadas dos alunos. Neste sentido, considerando que a agressão presente nas escolas pode resultar em consequências danosas para a aprendizagem e para a saúde integral dos envolvidos, observou-se a importância da atuação de psicólogos escolares no desenvolvimento de qualificações socioemocionais junto aos docentes, visto a eficácia destas práticas na redução dos diferentes tipos de agressão. Assim, espera-se que este estudo forneça subsídios para que os profissionais da educação possam executar intervenções em prol da minimização de práticas agressivas no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14668_TB4368_04102023225644.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULYANE"
    "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Notícias recorrentes de agressões entre alunos têm preocupado a comunidade escolar, visto que os veículos de comunicação evidenciam diversos casos de agressões físicas, verbais e psicológicas ocorrendo entre os estudantes, bem como agressões destes direcionadas aos professores. Um exemplo marcante destes fatos foi o assassinato de uma professora na cidade de São Paulo em março de 2023, que foi amplamente divulgado pela mídia, tal como tantos outros relatos de agressão. Assim, mediante a elevação dos índices que marcam esses episódios, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância da atuação do psicólogo escolar na capacitação dos profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em seus alunos, como uma estratégia para a redução de diferentes tipos de agressões na escola. À vista disto, o desenvolvimento deste trabalho se deu através de uma revisão de caráter narrativa dos materiais já publicados acerca da temática encontrada na literatura científica. Para tanto, recorreu-se aos mecanismos Google Scholar, SciELO, Periódicos CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir da análise dos resultados, evidenciou-se que os profissionais relatam dificuldades para intervir em situações de agressão, afirmando a necessidade de uma capacitação voltada para o manejo desses comportamentos em sala de aula, com o intuito de atuar na redução das condutas inadequadas dos alunos. Neste sentido, considerando que a agressão presente nas escolas pode resultar em consequências danosas para a aprendizagem e para a saúde integral dos envolvidos, observou-se a importância da atuação de psicólogos escolares no desenvolvimento de qualificações socioemocionais junto aos docentes, visto a eficácia destas práticas na redução dos diferentes tipos de agressão. Assim, espera-se que este estudo forneça subsídios para que os profissionais da educação possam executar intervenções em prol da minimização de práticas agressivas no âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.