EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS ESCOLAS: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DE PRÁTICAS AGRESSIVAS DOS ALUNOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97928 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4368 "inscrito_id" => 14668 "titulo" => "EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS ESCOLAS: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DE PRÁTICAS AGRESSIVAS DOS ALUNOS" "resumo" => "Notícias recorrentes de agressões entre alunos têm preocupado a comunidade escolar, visto que os veículos de comunicação evidenciam diversos casos de agressões físicas, verbais e psicológicas ocorrendo entre os estudantes, bem como agressões destes direcionadas aos professores. Um exemplo marcante destes fatos foi o assassinato de uma professora na cidade de São Paulo em março de 2023, que foi amplamente divulgado pela mídia, tal como tantos outros relatos de agressão. Assim, mediante a elevação dos índices que marcam esses episódios, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância da atuação do psicólogo escolar na capacitação dos profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em seus alunos, como uma estratégia para a redução de diferentes tipos de agressões na escola. À vista disto, o desenvolvimento deste trabalho se deu através de uma revisão de caráter narrativa dos materiais já publicados acerca da temática encontrada na literatura científica. Para tanto, recorreu-se aos mecanismos Google Scholar, SciELO, Periódicos CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir da análise dos resultados, evidenciou-se que os profissionais relatam dificuldades para intervir em situações de agressão, afirmando a necessidade de uma capacitação voltada para o manejo desses comportamentos em sala de aula, com o intuito de atuar na redução das condutas inadequadas dos alunos. Neste sentido, considerando que a agressão presente nas escolas pode resultar em consequências danosas para a aprendizagem e para a saúde integral dos envolvidos, observou-se a importância da atuação de psicólogos escolares no desenvolvimento de qualificações socioemocionais junto aos docentes, visto a eficácia destas práticas na redução dos diferentes tipos de agressão. Assim, espera-se que este estudo forneça subsídios para que os profissionais da educação possam executar intervenções em prol da minimização de práticas agressivas no âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14668_TB4368_04102023225644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "PAULYANE" "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97928 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4368 "inscrito_id" => 14668 "titulo" => "EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS ESCOLAS: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DE PRÁTICAS AGRESSIVAS DOS ALUNOS" "resumo" => "Notícias recorrentes de agressões entre alunos têm preocupado a comunidade escolar, visto que os veículos de comunicação evidenciam diversos casos de agressões físicas, verbais e psicológicas ocorrendo entre os estudantes, bem como agressões destes direcionadas aos professores. Um exemplo marcante destes fatos foi o assassinato de uma professora na cidade de São Paulo em março de 2023, que foi amplamente divulgado pela mídia, tal como tantos outros relatos de agressão. Assim, mediante a elevação dos índices que marcam esses episódios, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância da atuação do psicólogo escolar na capacitação dos profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em seus alunos, como uma estratégia para a redução de diferentes tipos de agressões na escola. À vista disto, o desenvolvimento deste trabalho se deu através de uma revisão de caráter narrativa dos materiais já publicados acerca da temática encontrada na literatura científica. Para tanto, recorreu-se aos mecanismos Google Scholar, SciELO, Periódicos CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir da análise dos resultados, evidenciou-se que os profissionais relatam dificuldades para intervir em situações de agressão, afirmando a necessidade de uma capacitação voltada para o manejo desses comportamentos em sala de aula, com o intuito de atuar na redução das condutas inadequadas dos alunos. Neste sentido, considerando que a agressão presente nas escolas pode resultar em consequências danosas para a aprendizagem e para a saúde integral dos envolvidos, observou-se a importância da atuação de psicólogos escolares no desenvolvimento de qualificações socioemocionais junto aos docentes, visto a eficácia destas práticas na redução dos diferentes tipos de agressão. Assim, espera-se que este estudo forneça subsídios para que os profissionais da educação possam executar intervenções em prol da minimização de práticas agressivas no âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14668_TB4368_04102023225644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "PAULYANE" "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }