Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS ESCOLAS: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DE PRÁTICAS AGRESSIVAS DOS ALUNOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97928 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4368 "inscrito_id" => 14668 "titulo" => "EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS ESCOLAS: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DE PRÁTICAS AGRESSIVAS DOS ALUNOS" "resumo" => "Notícias recorrentes de agressões entre alunos têm preocupado a comunidade escolar, visto que os veículos de comunicação evidenciam diversos casos de agressões físicas, verbais e psicológicas ocorrendo entre os estudantes, bem como agressões destes direcionadas aos professores. Um exemplo marcante destes fatos foi o assassinato de uma professora na cidade de São Paulo em março de 2023, que foi amplamente divulgado pela mídia, tal como tantos outros relatos de agressão. Assim, mediante a elevação dos índices que marcam esses episódios, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância da atuação do psicólogo escolar na capacitação dos profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em seus alunos, como uma estratégia para a redução de diferentes tipos de agressões na escola. À vista disto, o desenvolvimento deste trabalho se deu através de uma revisão de caráter narrativa dos materiais já publicados acerca da temática encontrada na literatura científica. Para tanto, recorreu-se aos mecanismos Google Scholar, SciELO, Periódicos CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir da análise dos resultados, evidenciou-se que os profissionais relatam dificuldades para intervir em situações de agressão, afirmando a necessidade de uma capacitação voltada para o manejo desses comportamentos em sala de aula, com o intuito de atuar na redução das condutas inadequadas dos alunos. Neste sentido, considerando que a agressão presente nas escolas pode resultar em consequências danosas para a aprendizagem e para a saúde integral dos envolvidos, observou-se a importância da atuação de psicólogos escolares no desenvolvimento de qualificações socioemocionais junto aos docentes, visto a eficácia destas práticas na redução dos diferentes tipos de agressão. Assim, espera-se que este estudo forneça subsídios para que os profissionais da educação possam executar intervenções em prol da minimização de práticas agressivas no âmbito escolar.Notícias recorrentes de agressões entre alunos têm preocupado a comunidade escolar, visto que os veículos de comunicação evidenciam diversos casos de agressões " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14668_TB4368_04102023225644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "PAULYANE" "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97928 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4368 "inscrito_id" => 14668 "titulo" => "EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS ESCOLAS: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DE PRÁTICAS AGRESSIVAS DOS ALUNOS" "resumo" => "Notícias recorrentes de agressões entre alunos têm preocupado a comunidade escolar, visto que os veículos de comunicação evidenciam diversos casos de agressões físicas, verbais e psicológicas ocorrendo entre os estudantes, bem como agressões destes direcionadas aos professores. Um exemplo marcante destes fatos foi o assassinato de uma professora na cidade de São Paulo em março de 2023, que foi amplamente divulgado pela mídia, tal como tantos outros relatos de agressão. Assim, mediante a elevação dos índices que marcam esses episódios, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância da atuação do psicólogo escolar na capacitação dos profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em seus alunos, como uma estratégia para a redução de diferentes tipos de agressões na escola. À vista disto, o desenvolvimento deste trabalho se deu através de uma revisão de caráter narrativa dos materiais já publicados acerca da temática encontrada na literatura científica. Para tanto, recorreu-se aos mecanismos Google Scholar, SciELO, Periódicos CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir da análise dos resultados, evidenciou-se que os profissionais relatam dificuldades para intervir em situações de agressão, afirmando a necessidade de uma capacitação voltada para o manejo desses comportamentos em sala de aula, com o intuito de atuar na redução das condutas inadequadas dos alunos. Neste sentido, considerando que a agressão presente nas escolas pode resultar em consequências danosas para a aprendizagem e para a saúde integral dos envolvidos, observou-se a importância da atuação de psicólogos escolares no desenvolvimento de qualificações socioemocionais junto aos docentes, visto a eficácia destas práticas na redução dos diferentes tipos de agressão. Assim, espera-se que este estudo forneça subsídios para que os profissionais da educação possam executar intervenções em prol da minimização de práticas agressivas no âmbito escolar.Notícias recorrentes de agressões entre alunos têm preocupado a comunidade escolar, visto que os veículos de comunicação evidenciam diversos casos de agressões " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14668_TB4368_04102023225644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "PAULYANE" "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Notícias recorrentes de agressões entre alunos têm preocupado a comunidade escolar, visto que os veículos de comunicação evidenciam diversos casos de agressões físicas, verbais e psicológicas ocorrendo entre os estudantes, bem como agressões destes direcionadas aos professores. Um exemplo marcante destes fatos foi o assassinato de uma professora na cidade de São Paulo em março de 2023, que foi amplamente divulgado pela mídia, tal como tantos outros relatos de agressão. Assim, mediante a elevação dos índices que marcam esses episódios, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância da atuação do psicólogo escolar na capacitação dos profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em seus alunos, como uma estratégia para a redução de diferentes tipos de agressões na escola. À vista disto, o desenvolvimento deste trabalho se deu através de uma revisão de caráter narrativa dos materiais já publicados acerca da temática encontrada na literatura científica. Para tanto, recorreu-se aos mecanismos Google Scholar, SciELO, Periódicos CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir da análise dos resultados, evidenciou-se que os profissionais relatam dificuldades para intervir em situações de agressão, afirmando a necessidade de uma capacitação voltada para o manejo desses comportamentos em sala de aula, com o intuito de atuar na redução das condutas inadequadas dos alunos. Neste sentido, considerando que a agressão presente nas escolas pode resultar em consequências danosas para a aprendizagem e para a saúde integral dos envolvidos, observou-se a importância da atuação de psicólogos escolares no desenvolvimento de qualificações socioemocionais junto aos docentes, visto a eficácia destas práticas na redução dos diferentes tipos de agressão. Assim, espera-se que este estudo forneça subsídios para que os profissionais da educação possam executar intervenções em prol da minimização de práticas agressivas no âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.