A área da Gestão Educacional/escolar se constituiu de forma binária e que embora a escola tenha tomando adquirido um sentido democrático de gestão, face a sua espeficidade, observa-se predominantemente os estudos sobre gestão escolar cuja analises são realizadas dentro das escolas apresentam resultados quase similares uma vez que o modo de realização das mesmas se define em aferir a realização ou não da gestão por um lado. Outra questão, está substanciada no modo de prescrição sobre quais a gestão escolar foi direcionada ou seja, uma forma das possíveis relações previamente estabelecidas. Estas questões norteam as preocupações sobre as quais temos debatidos e de igual modo, discorrer outras formas que possibilitem pensar a gestão como uma prática das relações sociais que não se estabelece pela fixação senão, pela articulação das equivalências. A pesquisa tem como objetivo construir uma nova forma de análise da gestão escolara a partir da proposta teórico-metodológica da “Teoria do discurso” de autoria de Laclau e Mouffe, cientistas da área da Política e adoptado no campo educacional pelos subsídios nas suas categorias de análise, espeficicamente a política, político, antagonismo, articulação, equivalência, que constituem as práticas hegemonia do cotidiano escolar.