ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: DEBATES SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97860 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4285 "inscrito_id" => 8894 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: DEBATES SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo geral compartilhar estratégias teóricas e metodológicas utilizadas para trabalhar no âmbito acadêmico a diversidade cultural, a sustentabilidade, a cidadania e a educação para as relações étnicas no ensino de Geografia e de disciplinas afins, ministradas em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Nesse artigo, serão apresentadas atividades desenvolvidas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - Campus Cabedelo (2010 - 2011), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA - Campus Codó (2012 - 2022) e no Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE - Campus Ouricuri (2022 - 2023). Para tanto, utilizamos como referencial teórico autores da Geografia e de áreas afins, tais como: Souza (2005), Santos (2006), Anjos (2006), Corrêa e Rosendhal (2003), Haesbaert (2004), Barbujani (2007), Munanga (2006), Schwarcz (1993), Laraia (2009), Ianni (2004), Leff (2001), entre outros. Ao analisar as realidades dos IFs percebemos que a compreensão da realidade dos espaços geográficos e das várias territorialidades que o compõem, atualmente, é (re)pensada de modo crítico e participativo. Há um estímulo a percepção das contradições e desigualdades existentes entre as classes sociais no Brasil. E os ambientes de territórios tradicionais são mostrados em meio aos cenários urbanos e rurais, contrastando com o modo de produção capitalista. Nessa perspectiva, são evidenciadas as discussões sobre o que de fato é necessário para que uma população tenha uma melhor qualidade de vida a partir do processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8894_TB4285_17062023083435.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALECSANDRA PEREIRA DA COSTA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ALECSANDRA" "autor_email" => "alecsandra.moreira@ifsert" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97860 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4285 "inscrito_id" => 8894 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: DEBATES SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo geral compartilhar estratégias teóricas e metodológicas utilizadas para trabalhar no âmbito acadêmico a diversidade cultural, a sustentabilidade, a cidadania e a educação para as relações étnicas no ensino de Geografia e de disciplinas afins, ministradas em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Nesse artigo, serão apresentadas atividades desenvolvidas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - Campus Cabedelo (2010 - 2011), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA - Campus Codó (2012 - 2022) e no Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE - Campus Ouricuri (2022 - 2023). Para tanto, utilizamos como referencial teórico autores da Geografia e de áreas afins, tais como: Souza (2005), Santos (2006), Anjos (2006), Corrêa e Rosendhal (2003), Haesbaert (2004), Barbujani (2007), Munanga (2006), Schwarcz (1993), Laraia (2009), Ianni (2004), Leff (2001), entre outros. Ao analisar as realidades dos IFs percebemos que a compreensão da realidade dos espaços geográficos e das várias territorialidades que o compõem, atualmente, é (re)pensada de modo crítico e participativo. Há um estímulo a percepção das contradições e desigualdades existentes entre as classes sociais no Brasil. E os ambientes de territórios tradicionais são mostrados em meio aos cenários urbanos e rurais, contrastando com o modo de produção capitalista. Nessa perspectiva, são evidenciadas as discussões sobre o que de fato é necessário para que uma população tenha uma melhor qualidade de vida a partir do processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8894_TB4285_17062023083435.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALECSANDRA PEREIRA DA COSTA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ALECSANDRA" "autor_email" => "alecsandra.moreira@ifsert" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }