RESUMO O objetivo deste estudo é compreender os desafios enfrentados na implementação da educação inclusiva nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Curral de Cima/PB e propor soluções para superá-los. Para tanto, pretendemos compreender a problemática sobre os desafios enfrentados na implementação da educação inclusiva nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Curral de Cima/PB e como superá-los. A metodologia implementada foi baseada em uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Na pesquisa bibliográfica, serão consultadas fontes como livros, artigos científicos e publicações governamentais relacionadas à educação inclusiva. Assim, compreendemos que é viável progredir na edificação de uma sociedade mais inclusiva e equitativa, em que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e que considere a diversidade como um componente essencial para o progresso humano. Nesse sentido, é imperativo elaborar um currículo inclusivo que leve em conta a complexidade das interações entre professores e alunos, bem como avalie a eficácia de suas metas e ações. A demais, é crucial enxergar o ambiente escolar como um local que fortalece conexões e auxilia na formação da identidade individual e social. É fundamental monitorar o desenvolvimento da aprendizagem, já que estar presente na escola não é sinônimo de aprendizado. Como apoio teórico buscamos, Lima e Silva (2019), Mazzotta (2011), Alves ( 2020) entre outros.