Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS CONTEXTOS FORMATIVOS E A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97725
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4094
    "inscrito_id" => 293
    "titulo" => "OS CONTEXTOS FORMATIVOS E A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Ao transitar por diferentes contextos formativos, observamos que alguns espaços contribuem de forma significativa para a constituição da profissionalidade docente. Assim, por compreender que, a universidade é o espaço que oferece a base para a profissão por meio da formação inicial e, a escola, o espaço que promove a aproximação real com o campo de trabalho, vislumbramos discutir como estes espaços de constituição da profissionalidade influenciam na aprendizagem da docência e na construção de um conhecimento profissional para ensinar matemática. Tratamos a profissionaidade docente como os modos de ser e estar na profissão a partir das vivências experenciadas nestes espaços que contribuem para o exercício da profissão. Nesta perspectiva, a partir de uma abordagem qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica, analisamos referenciais que regem a temática com foco na formação e na constituição da profissionalidade docente. As leituras realizadas evidenciam que os contextos formativos discutidos (universidade e escola) influenciam na constituição da profissionalidade, sendo vistos, como os espaços de formação e reflexão mais significativos, pois agregam teoria e prática permitindo ao professor vivenciar particularidades da profissão. Este, ao longo do processo, é desafiado a construir um conhecimento profissional, no mesmo movimento em que busca a compreensão social da profissão nos espaços de formação através de experiências novas, vivenciando uma tempestade de sentidos que corroboram para o processo de constituição. Depreende-se, então, que a interação entre os espaços de formação e as formas subjetivas com que o sujeito se faz professor promovem uma multiplicidade de sentidos na/para construção da carreira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID293_TB4094_09112023121810.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA"
    "autor_email" => "daianaestrela@servidor.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97725
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4094
    "inscrito_id" => 293
    "titulo" => "OS CONTEXTOS FORMATIVOS E A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Ao transitar por diferentes contextos formativos, observamos que alguns espaços contribuem de forma significativa para a constituição da profissionalidade docente. Assim, por compreender que, a universidade é o espaço que oferece a base para a profissão por meio da formação inicial e, a escola, o espaço que promove a aproximação real com o campo de trabalho, vislumbramos discutir como estes espaços de constituição da profissionalidade influenciam na aprendizagem da docência e na construção de um conhecimento profissional para ensinar matemática. Tratamos a profissionaidade docente como os modos de ser e estar na profissão a partir das vivências experenciadas nestes espaços que contribuem para o exercício da profissão. Nesta perspectiva, a partir de uma abordagem qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica, analisamos referenciais que regem a temática com foco na formação e na constituição da profissionalidade docente. As leituras realizadas evidenciam que os contextos formativos discutidos (universidade e escola) influenciam na constituição da profissionalidade, sendo vistos, como os espaços de formação e reflexão mais significativos, pois agregam teoria e prática permitindo ao professor vivenciar particularidades da profissão. Este, ao longo do processo, é desafiado a construir um conhecimento profissional, no mesmo movimento em que busca a compreensão social da profissão nos espaços de formação através de experiências novas, vivenciando uma tempestade de sentidos que corroboram para o processo de constituição. Depreende-se, então, que a interação entre os espaços de formação e as formas subjetivas com que o sujeito se faz professor promovem uma multiplicidade de sentidos na/para construção da carreira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID293_TB4094_09112023121810.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA"
    "autor_email" => "daianaestrela@servidor.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Ao transitar por diferentes contextos formativos, observamos que alguns espaços contribuem de forma significativa para a constituição da profissionalidade docente. Assim, por compreender que, a universidade é o espaço que oferece a base para a profissão por meio da formação inicial e, a escola, o espaço que promove a aproximação real com o campo de trabalho, vislumbramos discutir como estes espaços de constituição da profissionalidade influenciam na aprendizagem da docência e na construção de um conhecimento profissional para ensinar matemática. Tratamos a profissionaidade docente como os modos de ser e estar na profissão a partir das vivências experenciadas nestes espaços que contribuem para o exercício da profissão. Nesta perspectiva, a partir de uma abordagem qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica, analisamos referenciais que regem a temática com foco na formação e na constituição da profissionalidade docente. As leituras realizadas evidenciam que os contextos formativos discutidos (universidade e escola) influenciam na constituição da profissionalidade, sendo vistos, como os espaços de formação e reflexão mais significativos, pois agregam teoria e prática permitindo ao professor vivenciar particularidades da profissão. Este, ao longo do processo, é desafiado a construir um conhecimento profissional, no mesmo movimento em que busca a compreensão social da profissão nos espaços de formação através de experiências novas, vivenciando uma tempestade de sentidos que corroboram para o processo de constituição. Depreende-se, então, que a interação entre os espaços de formação e as formas subjetivas com que o sujeito se faz professor promovem uma multiplicidade de sentidos na/para construção da carreira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.