OS CONTEXTOS FORMATIVOS E A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97725 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4094 "inscrito_id" => 293 "titulo" => "OS CONTEXTOS FORMATIVOS E A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM MATEMÁTICA" "resumo" => "Ao transitar por diferentes contextos formativos, observamos que alguns espaços contribuem de forma significativa para a constituição da profissionalidade docente. Assim, por compreender que, a universidade é o espaço que oferece a base para a profissão por meio da formação inicial e, a escola, o espaço que promove a aproximação real com o campo de trabalho, vislumbramos discutir como estes espaços de constituição da profissionalidade influenciam na aprendizagem da docência e na construção de um conhecimento profissional para ensinar matemática. Tratamos a profissionaidade docente como os modos de ser e estar na profissão a partir das vivências experenciadas nestes espaços que contribuem para o exercício da profissão. Nesta perspectiva, a partir de uma abordagem qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica, analisamos referenciais que regem a temática com foco na formação e na constituição da profissionalidade docente. As leituras realizadas evidenciam que os contextos formativos discutidos (universidade e escola) influenciam na constituição da profissionalidade, sendo vistos, como os espaços de formação e reflexão mais significativos, pois agregam teoria e prática permitindo ao professor vivenciar particularidades da profissão. Este, ao longo do processo, é desafiado a construir um conhecimento profissional, no mesmo movimento em que busca a compreensão social da profissão nos espaços de formação através de experiências novas, vivenciando uma tempestade de sentidos que corroboram para o processo de constituição. Depreende-se, então, que a interação entre os espaços de formação e as formas subjetivas com que o sujeito se faz professor promovem uma multiplicidade de sentidos na/para construção da carreira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID293_TB4094_09112023121810.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA" "autor_email" => "daianaestrela@servidor.ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97725 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4094 "inscrito_id" => 293 "titulo" => "OS CONTEXTOS FORMATIVOS E A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM MATEMÁTICA" "resumo" => "Ao transitar por diferentes contextos formativos, observamos que alguns espaços contribuem de forma significativa para a constituição da profissionalidade docente. Assim, por compreender que, a universidade é o espaço que oferece a base para a profissão por meio da formação inicial e, a escola, o espaço que promove a aproximação real com o campo de trabalho, vislumbramos discutir como estes espaços de constituição da profissionalidade influenciam na aprendizagem da docência e na construção de um conhecimento profissional para ensinar matemática. Tratamos a profissionaidade docente como os modos de ser e estar na profissão a partir das vivências experenciadas nestes espaços que contribuem para o exercício da profissão. Nesta perspectiva, a partir de uma abordagem qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica, analisamos referenciais que regem a temática com foco na formação e na constituição da profissionalidade docente. As leituras realizadas evidenciam que os contextos formativos discutidos (universidade e escola) influenciam na constituição da profissionalidade, sendo vistos, como os espaços de formação e reflexão mais significativos, pois agregam teoria e prática permitindo ao professor vivenciar particularidades da profissão. Este, ao longo do processo, é desafiado a construir um conhecimento profissional, no mesmo movimento em que busca a compreensão social da profissão nos espaços de formação através de experiências novas, vivenciando uma tempestade de sentidos que corroboram para o processo de constituição. Depreende-se, então, que a interação entre os espaços de formação e as formas subjetivas com que o sujeito se faz professor promovem uma multiplicidade de sentidos na/para construção da carreira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID293_TB4094_09112023121810.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA" "autor_email" => "daianaestrela@servidor.ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }