SOBRE OS INTERESSES DO BANCO MUNDIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO “RELATÓRIO DE CAPITAL HUMANO BRASILEIRO: INVESTINDO NAS PESSOAS”
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Esta pesquisa é, portanto, documental e bibliográfica e está alçada sob o materialismo histórico-dialético enquanto método através de suas categorias totalidade, contradição, ideologia e práxis. Portanto, o artigo parte de referenciais teórico-metodológicos marxistas: Lenin (1997; 2012), TseTung (1975; 1976) e Mariátegui (2008) como referenciais metodológicos e base para compreender o imperialismo e o capitalismo burocrático; Frigotto (1995) Lombardi (2016); Sanfelice (2016) para discutir a Teoria do Capital Humano e a influência do imperialismo na educação pública em educação. O trabalho define o capitalismo brasileiro como capitalismo burocrático atrelado ao imperialismo e subserviente desse, daí surge a interferência dos organismos multilaterais no desenvolvimento de políticas públicas em educação, alvo da investigação aqui empreendida. Relatórios como o aqui estudado têm servido de fundamento para políticas públicas em educação. 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