ETNOMATEMÁTICA : SEU ENSINO E APLICABILIDADE NA SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97700 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4062 "inscrito_id" => 10241 "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA : SEU ENSINO E APLICABILIDADE NA SALA DE AULA" "resumo" => "O artigo tem como foco a explanação do conceito e da prática da etnomatemática, mostrando sua aplicabilidade na sala de aula. Nesse sentido, entender a importância de ensinar sobre os diversos conceitos matemáticos, é de extrema relevância. A abordagem filosófica do avanço da matemática revela que, atualmente, no que tange o meio acadêmico, a etnomatemática vem sendo cada vez mais aceita. Esse conceito envolve a aceitação de que não existe uma cultura menor ou menos evoluída que outra, ponderando ainda que a concepção de humanidade deve se sobrepor a esse pensamento. Desse modo, é errôneo pensar nessa corrente filosófica enquanto uma nova disciplina, pois esse molde distorce completamente o saber cultural. Em sala de aula ela não necessariamente se transformaria em uma nova matéria, mas sim em uma e ferramenta para o ensino da matemática, trazendo à tona diversos modos de fazer matemática já existentes e até mesmo praticados pelos próprios alunos, a fim de tornar o ensino mais dinâmico e inclusivo. Assim, seria possível desenvolver olhares mais críticos e que valorizem suas próprias culturas e saberes. Vale ressaltar que a maneira européia exclusivista de ensinar gera prejuízos até hoje, pois difundiu-se a ideia de que fazer matemática é um ato de gênio reservado a poucos, o que só aumenta a produção de indivíduos sem capacidade crítica. Reconhecer as mais variadas maneiras de se fazer matemática e entender suas relações com a história da matemática, e sua aplicação na sala de aula, nos garante um conhecimento amplo, desprendido de amarras preconceituosas que diminuem e excluem as mais diversas culturas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10241_TB4062_10122023101259.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZADORA COSTA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "Izadora Pinheir" "autor_email" => "izadoracosta56@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97700 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4062 "inscrito_id" => 10241 "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA : SEU ENSINO E APLICABILIDADE NA SALA DE AULA" "resumo" => "O artigo tem como foco a explanação do conceito e da prática da etnomatemática, mostrando sua aplicabilidade na sala de aula. Nesse sentido, entender a importância de ensinar sobre os diversos conceitos matemáticos, é de extrema relevância. A abordagem filosófica do avanço da matemática revela que, atualmente, no que tange o meio acadêmico, a etnomatemática vem sendo cada vez mais aceita. Esse conceito envolve a aceitação de que não existe uma cultura menor ou menos evoluída que outra, ponderando ainda que a concepção de humanidade deve se sobrepor a esse pensamento. Desse modo, é errôneo pensar nessa corrente filosófica enquanto uma nova disciplina, pois esse molde distorce completamente o saber cultural. Em sala de aula ela não necessariamente se transformaria em uma nova matéria, mas sim em uma e ferramenta para o ensino da matemática, trazendo à tona diversos modos de fazer matemática já existentes e até mesmo praticados pelos próprios alunos, a fim de tornar o ensino mais dinâmico e inclusivo. Assim, seria possível desenvolver olhares mais críticos e que valorizem suas próprias culturas e saberes. Vale ressaltar que a maneira européia exclusivista de ensinar gera prejuízos até hoje, pois difundiu-se a ideia de que fazer matemática é um ato de gênio reservado a poucos, o que só aumenta a produção de indivíduos sem capacidade crítica. Reconhecer as mais variadas maneiras de se fazer matemática e entender suas relações com a história da matemática, e sua aplicação na sala de aula, nos garante um conhecimento amplo, desprendido de amarras preconceituosas que diminuem e excluem as mais diversas culturas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10241_TB4062_10122023101259.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZADORA COSTA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "Izadora Pinheir" "autor_email" => "izadoracosta56@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }