O trabalho tem como tema a formação da consciência histórica a partir do processo de escolarização e como este influencia na formação humana. Temos como objetivo geral analisar a formação da consciência histórica entre jovens estudantes da graduação em licenciatura; como segundo objetivo perceber como o grupo investigado expressa a sua compreensão de consciência histórica. Para tornar possível esse estudo e essa pesquisa adotamos como metodologia a abordagem qualitativa com a observação participante, onde o pesquisador constitui e está envolvido nos procedimentos metodológicos, para o desenvolvimento da mesma ministramos um minicurso onde elaboramos um instrumento de pesquisa com perguntas simples e diretas, no intuito de dialogar com os participantes e observar as manifestações expressas pelos mesmos. Para fundamentar a pesquisa e também o minicurso nos apropriamos da seguinte referencial teórico e metodológico (CERRI, 2011); (FERREIRA e DIAS, 2019); (SCHIMIDT, 2016); (SANTOS, 2020). Com este referencial nos propomos a dialogar com os processos de escolarização, especificamente o ensino da disciplina de história, como esta contribui para a formação humana e construção da consciência histórica de jovens estudantes. A pesquisa e o estudo são parte de uma pesquisa mais ampla que estou desenvolvendo. A pesquisa apresenta como resultado parcial que todos os sujeitos históricos possuem uma consciência e que esta é construída e ocorre de distintas formas entre os sujeitos históricos sem que necessariamente tenha uma formação escolarizada, antecipada e institucionalizada.