Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUIZZES E DUOLINGO: A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97636
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3974
    "inscrito_id" => 9736
    "titulo" => "QUIZZES E DUOLINGO: A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como principais finalidades indagar a eficiência do sistema de ensino tradicional utilizado em grande maioria das escolas, e trazer à tona os possíveis resultados que se pode alcançar com o ensino moderno, buscando tornar nítido a diferença entre tais métodos e principalmente a eficácia da metodologia de ensino moderno. Em razão da necessidade de alcançar os objetivos desejados, foram observados os procedimentos metodológicos utilizados pelos professores tradicionais em sala de aula por um período de 40 horas. Em seguida houve a substituição de dois professores por um estagiário, aplicando em suas aulas o conceito de ensino moderno, utilizando as ferramentas Duolingo e Quizzes para agregar o uso de tecnologias digitais na educação e propondo a ludicidade no ensino com o propósito de obter dos alunos uma maior interação e absorção dos conteúdos ministrados em sala de aula. O objetivo é mostrar como o uso de tecnologias digitais pode ser benéfico para o processo de aprendizagem e como o ensino moderno pode ser mais eficaz que o ensino tradicional. Através da análise dos resultados obtidos com a introdução do ensino moderno, é possível concluir que há uma melhoria significativa na interação e absorção dos conteúdos pelos alunos. Além disso, o uso de tecnologias digitais e a ludicidade no ensino mostraram-se eficazes em aumentar o engajamento dos alunos e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interessante. É importante ressaltar que a adaptação às novas metodologias de ensino é fundamental para acompanhar as mudanças na sociedade e garantir uma educação de qualidade para as futuras gerações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9736_TB3974_09062023141444.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGÉRIO BANDEIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO"
    "autor_email" => "rogario.sousa@estudante.i"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97636
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3974
    "inscrito_id" => 9736
    "titulo" => "QUIZZES E DUOLINGO: A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como principais finalidades indagar a eficiência do sistema de ensino tradicional utilizado em grande maioria das escolas, e trazer à tona os possíveis resultados que se pode alcançar com o ensino moderno, buscando tornar nítido a diferença entre tais métodos e principalmente a eficácia da metodologia de ensino moderno. Em razão da necessidade de alcançar os objetivos desejados, foram observados os procedimentos metodológicos utilizados pelos professores tradicionais em sala de aula por um período de 40 horas. Em seguida houve a substituição de dois professores por um estagiário, aplicando em suas aulas o conceito de ensino moderno, utilizando as ferramentas Duolingo e Quizzes para agregar o uso de tecnologias digitais na educação e propondo a ludicidade no ensino com o propósito de obter dos alunos uma maior interação e absorção dos conteúdos ministrados em sala de aula. O objetivo é mostrar como o uso de tecnologias digitais pode ser benéfico para o processo de aprendizagem e como o ensino moderno pode ser mais eficaz que o ensino tradicional. Através da análise dos resultados obtidos com a introdução do ensino moderno, é possível concluir que há uma melhoria significativa na interação e absorção dos conteúdos pelos alunos. Além disso, o uso de tecnologias digitais e a ludicidade no ensino mostraram-se eficazes em aumentar o engajamento dos alunos e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interessante. É importante ressaltar que a adaptação às novas metodologias de ensino é fundamental para acompanhar as mudanças na sociedade e garantir uma educação de qualidade para as futuras gerações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9736_TB3974_09062023141444.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGÉRIO BANDEIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO"
    "autor_email" => "rogario.sousa@estudante.i"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo tem como principais finalidades indagar a eficiência do sistema de ensino tradicional utilizado em grande maioria das escolas, e trazer à tona os possíveis resultados que se pode alcançar com o ensino moderno, buscando tornar nítido a diferença entre tais métodos e principalmente a eficácia da metodologia de ensino moderno. Em razão da necessidade de alcançar os objetivos desejados, foram observados os procedimentos metodológicos utilizados pelos professores tradicionais em sala de aula por um período de 40 horas. Em seguida houve a substituição de dois professores por um estagiário, aplicando em suas aulas o conceito de ensino moderno, utilizando as ferramentas Duolingo e Quizzes para agregar o uso de tecnologias digitais na educação e propondo a ludicidade no ensino com o propósito de obter dos alunos uma maior interação e absorção dos conteúdos ministrados em sala de aula. O objetivo é mostrar como o uso de tecnologias digitais pode ser benéfico para o processo de aprendizagem e como o ensino moderno pode ser mais eficaz que o ensino tradicional. Através da análise dos resultados obtidos com a introdução do ensino moderno, é possível concluir que há uma melhoria significativa na interação e absorção dos conteúdos pelos alunos. Além disso, o uso de tecnologias digitais e a ludicidade no ensino mostraram-se eficazes em aumentar o engajamento dos alunos e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interessante. É importante ressaltar que a adaptação às novas metodologias de ensino é fundamental para acompanhar as mudanças na sociedade e garantir uma educação de qualidade para as futuras gerações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.