A RELAÇÃO ENTRE A MATOFOBIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL NOS SÉCULOS XX E XXI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97525 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3825 "inscrito_id" => 8101 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE A MATOFOBIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL NOS SÉCULOS XX E XXI" "resumo" => "A matemática sempre foi vista como uma disciplina difícil, privilégio daqueles que são gênios por conseguir lidar com números e funções. Alguns culpam os professores. Outros, julgam ser responsabilidade do aluno estudar para tirar boas notas, como se isso fosse o suficiente para definir se ele aprendeu, realmente, o conteúdo. Há, ainda, os defensores de que diversos fatores influenciam na aprendizagem desta matéria. Enfim, o fato é que os estudantes temem a matemática mais do que outras disciplinas ou, até mesmo, mais do que a própria reprovação. Este fenômeno, que está presente em toda a história da educação no Brasil, possui nome: matofobia. Travassos (2018) definiu a matofobia associando-a à ansiedade, ao medo, ao desprezo, ou tudo que leva à aversão matemática. Neste sentido, objetiva-se, por meio deste trabalho, discutir as causas e consequências da matofobia, além de investigar a presença destes fatores na educação brasileira em diferentes momentos dos séculos XX e XXI. Logo, trata-se de uma investigação qualitativa, de natureza bibliográfica, em que exploramos um referencial teórico que versa sobre a matofobia e a história da matemática e da educação matemática no Brasil. A partir desta pesquisa, busca-se compreender como a matofobia tem se manifestado na educação brasileira, com o intuito de observar suas implicações nas ações pedagógicas que buscam atenuar a aversão à matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8101_TB3825_04102023235952.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS FELIPE SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS FELIPE" "autor_email" => "matheus_silva9@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97525 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3825 "inscrito_id" => 8101 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE A MATOFOBIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL NOS SÉCULOS XX E XXI" "resumo" => "A matemática sempre foi vista como uma disciplina difícil, privilégio daqueles que são gênios por conseguir lidar com números e funções. Alguns culpam os professores. Outros, julgam ser responsabilidade do aluno estudar para tirar boas notas, como se isso fosse o suficiente para definir se ele aprendeu, realmente, o conteúdo. Há, ainda, os defensores de que diversos fatores influenciam na aprendizagem desta matéria. Enfim, o fato é que os estudantes temem a matemática mais do que outras disciplinas ou, até mesmo, mais do que a própria reprovação. Este fenômeno, que está presente em toda a história da educação no Brasil, possui nome: matofobia. Travassos (2018) definiu a matofobia associando-a à ansiedade, ao medo, ao desprezo, ou tudo que leva à aversão matemática. Neste sentido, objetiva-se, por meio deste trabalho, discutir as causas e consequências da matofobia, além de investigar a presença destes fatores na educação brasileira em diferentes momentos dos séculos XX e XXI. Logo, trata-se de uma investigação qualitativa, de natureza bibliográfica, em que exploramos um referencial teórico que versa sobre a matofobia e a história da matemática e da educação matemática no Brasil. A partir desta pesquisa, busca-se compreender como a matofobia tem se manifestado na educação brasileira, com o intuito de observar suas implicações nas ações pedagógicas que buscam atenuar a aversão à matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8101_TB3825_04102023235952.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS FELIPE SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS FELIPE" "autor_email" => "matheus_silva9@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }