A VIVÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97428 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3696 "inscrito_id" => 14836 "titulo" => "A VIVÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A monitoria é uma função essencial na vida acadêmica do graduando, principalmente para quem cursa o bacharelado e licenciatura. Ser monitor da disciplina de bioquímica do exercício é extremamente enriquecedor para futura prática na docência, e também experiências que foram adquiridas no percurso da vida acadêmica. A disciplina, além de ser essencial na grade curricular e evidencia aspectos práticos, que ao retornar para a metodologia que nela se propõe, onde são incorporadas situações em diferentes turmas oportunizando a vivência e o crescimento do graduando que está exercendo essa função como monitor. As experiências que são vivenciadas contribuem para o aperfeiçoamento do estudante que tem limitações na aprendizagem, auxiliando na defasagem que trazem como bagagem desde o ensino médio e a necessidade de desinibição em frente às possibilidades de socialização, como também essa participação nas atividades, na orientação referente as dúvidas que vão surgindo dos alunos em sala, para a efetividade e o crescimento no conhecimento da disciplina. A praticidade na metodologia do ensino da Bioquímica é tida com o tempo em que são adquiridos os conhecimentos, por isso a importância de estar com os alunos, com o professor orientador, na observação da disciplina em sala, na forma que são conduzidas dia após dia todas as etapas e além de ser gratificante observar o crescimento desses alunos e a prática sendo mostrada nas ações e atitudes de acordo com o nível em que cada discente aprende cada assunto. Na sala foram vivenciadas além das interações com os alunos, foram oportunizados seminários práticos para melhoria do desenvolvimento do conteúdo, onde o centro dessa possibilidade é direcionada para o discente, onde ele participa integralmente das discussões e também da prática em sala no assunto proposto, onde essa participação proporciona um aluno mais apto e com sentimento de pertencimento dentro da disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID14836_TB3696_01062023151757.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS CESAR VICENTE BARROS" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "vinicius.vicentebarros@uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97428 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3696 "inscrito_id" => 14836 "titulo" => "A VIVÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A monitoria é uma função essencial na vida acadêmica do graduando, principalmente para quem cursa o bacharelado e licenciatura. Ser monitor da disciplina de bioquímica do exercício é extremamente enriquecedor para futura prática na docência, e também experiências que foram adquiridas no percurso da vida acadêmica. A disciplina, além de ser essencial na grade curricular e evidencia aspectos práticos, que ao retornar para a metodologia que nela se propõe, onde são incorporadas situações em diferentes turmas oportunizando a vivência e o crescimento do graduando que está exercendo essa função como monitor. As experiências que são vivenciadas contribuem para o aperfeiçoamento do estudante que tem limitações na aprendizagem, auxiliando na defasagem que trazem como bagagem desde o ensino médio e a necessidade de desinibição em frente às possibilidades de socialização, como também essa participação nas atividades, na orientação referente as dúvidas que vão surgindo dos alunos em sala, para a efetividade e o crescimento no conhecimento da disciplina. A praticidade na metodologia do ensino da Bioquímica é tida com o tempo em que são adquiridos os conhecimentos, por isso a importância de estar com os alunos, com o professor orientador, na observação da disciplina em sala, na forma que são conduzidas dia após dia todas as etapas e além de ser gratificante observar o crescimento desses alunos e a prática sendo mostrada nas ações e atitudes de acordo com o nível em que cada discente aprende cada assunto. Na sala foram vivenciadas além das interações com os alunos, foram oportunizados seminários práticos para melhoria do desenvolvimento do conteúdo, onde o centro dessa possibilidade é direcionada para o discente, onde ele participa integralmente das discussões e também da prática em sala no assunto proposto, onde essa participação proporciona um aluno mais apto e com sentimento de pertencimento dentro da disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID14836_TB3696_01062023151757.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS CESAR VICENTE BARROS" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "vinicius.vicentebarros@uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }