O LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA: ANÁLISE DA ABORDAGEM DA DIVERSIDADE NO LIVRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97393 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3649 "inscrito_id" => 14207 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA: ANÁLISE DA ABORDAGEM DA DIVERSIDADE NO LIVRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "A ausência ou a ausência de representação dos diversos povos e culturas nos livros didáticos afeta diretamente a identidade dos alunos, sobretudo da população afro-brasileira, que não se sente representada. Em muitos casos, é possível notar a exaltação da cultura europeia, de forma disfarçada ou até mesmo explícita, seja em exemplos ou figuras com predominância de pessoas brancas. A escola, por ser um espaço legitimado, tem uma grande influência na formação de identidades. Sendo assim, a utilização de materiais didáticos inclusivos que abordam a diversidade de povos e culturas, permitem uma educação transformadora, que dialoga com a realidade, identidade dos alunos e os conteúdos trabalhados, permitindo uma formação crítico/reflexiva. Dessa forma, este trabalho analisa alguns aspectos dessa abordagem, através da análise de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias da coletânea Ser Protagonista (cód.0201P21203). O objetivo desta pesquisa foi analisar como esse material didático aborda e inclui a diversidade existente no Brasil, com foco na discussão da diversidade étnico-racial. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do PIBID no Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo classificada como uma pesquisa aplicada e com objetivos exploratórios, e apresentando quanto aos métodos bibliográfica. Os resultados desta pesquisa apresentaram um material didático que aborda a inclusão, contextualizado com a realidade e diversidade de povos e culturas. Identificamos esses aspectos de forma clara, como exemplo podemos citar as discussões sobre os povos e comunidades tradicionais, e a utilização das vivências dos Indígenas da etnia Pataxó para o conteúdo das reações químicas na natureza e no sistema produtivo, além de representações implícitas em imagens e exemplos. Isso demonstra que o âmbito educacional se torna um espaço inclusivo, com educação que permite aos alunos o pertencimento a todo processo educacional ao qual fazem parte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14207_TB3649_09122023180115.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE AIANE BEZERRA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOYCE AIANE" "autor_email" => "joyceaiane379@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97393 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3649 "inscrito_id" => 14207 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA: ANÁLISE DA ABORDAGEM DA DIVERSIDADE NO LIVRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "A ausência ou a ausência de representação dos diversos povos e culturas nos livros didáticos afeta diretamente a identidade dos alunos, sobretudo da população afro-brasileira, que não se sente representada. Em muitos casos, é possível notar a exaltação da cultura europeia, de forma disfarçada ou até mesmo explícita, seja em exemplos ou figuras com predominância de pessoas brancas. A escola, por ser um espaço legitimado, tem uma grande influência na formação de identidades. Sendo assim, a utilização de materiais didáticos inclusivos que abordam a diversidade de povos e culturas, permitem uma educação transformadora, que dialoga com a realidade, identidade dos alunos e os conteúdos trabalhados, permitindo uma formação crítico/reflexiva. Dessa forma, este trabalho analisa alguns aspectos dessa abordagem, através da análise de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias da coletânea Ser Protagonista (cód.0201P21203). O objetivo desta pesquisa foi analisar como esse material didático aborda e inclui a diversidade existente no Brasil, com foco na discussão da diversidade étnico-racial. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do PIBID no Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo classificada como uma pesquisa aplicada e com objetivos exploratórios, e apresentando quanto aos métodos bibliográfica. Os resultados desta pesquisa apresentaram um material didático que aborda a inclusão, contextualizado com a realidade e diversidade de povos e culturas. Identificamos esses aspectos de forma clara, como exemplo podemos citar as discussões sobre os povos e comunidades tradicionais, e a utilização das vivências dos Indígenas da etnia Pataxó para o conteúdo das reações químicas na natureza e no sistema produtivo, além de representações implícitas em imagens e exemplos. Isso demonstra que o âmbito educacional se torna um espaço inclusivo, com educação que permite aos alunos o pertencimento a todo processo educacional ao qual fazem parte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14207_TB3649_09122023180115.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE AIANE BEZERRA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOYCE AIANE" "autor_email" => "joyceaiane379@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }