Pensando no contexto escolar podemos inferir que as TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) contribuem tanto no processo de ensino quanto da aprendizagem. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo investigar sobre a formação inicial de licenciandos em Ciências da Natureza para o uso das TDIC no Ensino de Ciências, visando a Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA). A pesquisa foi caracterizada como qualitativa, tendo como sujeitos de pesquisa licenciandos do curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Serra da Capivara, que fica localizado em São Raimundo Nonato - PI. Estes estavam devidamente matriculados na disciplina de Tecnologias Digitais para o Ensino de Ciências, disciplina optativa ofertada em caráter remoto durante a pandemia causada pela Covid-19. A pesquisa foi delineada a partir de 4 etapas: momentos formativos com os licenciandos em Ciências da Natureza, atividades práticas com alguns recursos digitais, aplicação de questionário on-line, e por fim, análise dos dados. Diante dos resultados obtidos, os licenciandos demonstraram entender a importância da utilização das tecnologias digitais ainda na formação inicial docente quanto na busca de formações continuadas. Além disso, os licenciandos em Ciências fizeram algumas reflexões importantes, uma delas foi sobre a falta de recursos digitais para o contexto das escolas públicas. Esperamos que a formação experienciada pelos futuros professores de Ciências tenha um rebatimento positivo a sua futura prática docente, buscando fazer o devido uso de diversos recursos digitais, colaborando assim, com a aprendizagem em Ciências.